Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ruas esburacadas por todo o município

Moradores reclamam de abandono e do perigo nos bairros

Com o fim do período festivo de carnaval, é hora do poder público focar nas urgências da população e o que vem gerando revolta em quase todo município é a situação de abandono em diversas vias. Está difícil até para os ônibus do transporte público conseguirem passar e com isso, várias comunidades já foram ou podem ser afetadas a qualquer momento com a mudanças de itinerário das linhas, pois há locais praticamente intransitáveis.
A quantidade de buracos é cada vez maior em ruas e estradas de Teresópolis, levando perigo tanto aos condutores de veículos quanto aos pedestres. São muitas localidades onde há reclamação da situação que atinge vias com asfalto, paralelepípedos ou de terra. Enquanto alguns casos surgiram por conta das chuvas de verão, outros já se arrastam há meses sem nenhum reparo e com isso a situação só piora. Leitores entraram em contato com O Diário de Teresópolis, enviando imagens e relatos sobre os problemas em diversos bairros para o Whatsapp 2742-9977.
A lista de localidades é muito grande e é quase impossível encontrar alguém que não tenha que desviar de buracos em seu bairro. Para ilustrar a situação, pegamos exemplos de vários pontos da extensão do município: Bairro de Fátima, Jardim Meudon, Ingá, Parque Imbuí, Parque São Luiz, Pimenteiras e Pedreira, além da estrada RJ-130.

Bairro de Fátima
A Rua Tietê está mais uma vez com um grande buraco que faz o trânsito poder passar apenas por meia pista no trecho em frente à praça. Para evitar acidentes, moradores do Bairro de Fátima sinalizaram o trecho que afundou com galhos, pedaços de madeira e até um saco plástico.

Parque São Luís
A Rua Nestor Pinto, no Parque São Luís, também é motivo de grande insatisfação. Assim como acontece em diversos outros locais, o problema acontece principalmente pela destruição do asfalto que foi jogado por cima das pedras. São muitos trechos danificados e a situação piora com a passagem de veículos pesados com frequência.

Pimenteiras
A situação da Rua Gerônimo de Albuquerque, em Pimenteiras, é alvo de reclamação de moradores que há mais de um ano sofrem com o problema sem receber nenhum serviço de recuperação. Com o problema, eles relatam que estão sem poder acessar o Jardim Pimenteiras.

Pedreira
Asfalto muito precário e alguns trechos já com barro saindo e se espalhando com as chuvas que são constantes. Essa é a situação na Pedreira que foi enviado por outro leitor. O bairro tem ruas estreitas por onde o ônibus que atende a comunidade precisa passar. 

Parque Imbuí
Recebemos também fotos que mostram a precariedade da Rua Henrique Claussen, no Parque do Imbuí. Os buracos se espalham em trechos com asfalto destruído e em outros onde os paralelepípedos cederam. O morador reclama do abandono de uma forma geral: “tem muito mato, falta iluminação pública”, relatou.

Ingá
O bairro do Ingá a situação é uma das mais impressionantes na cidade, com verdadeiras crateras, conforme nossa reportagem registrou recentemente e que continua sem solução. 
Os enormes buracos estão em toda extensão das ruas Reinaldo Viana e Dulcídio Gonçalves. Um dos buracos tem 2 metros de profundidade e faz um percurso por baixo do asfalto, com risco de desabamento da pista quando um carro passar. O risco é grande até para quem anda nas calçadas, pois o clube na entrada do bairro teve um desmoronamento de parte de seu muro.
“Está impossível de transitar com essas crateras na pista e desmoronamentos de propriedades abandonadas. Gera risco de vida e prejudica o turismo. A prefeitura foi notificada por diversos moradores, mas nada é feito há mais de um ano”, reclamou um morador.

Estrada RJ-130
As reclamações não recaem apenas sobre o governo municipal, já que a Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130) também está precária e altamente propensa a ocorrência de acidentes. “Buracos enormes por toda a extensão. Vários carros com pneus furados e suspensão quebrada. Risco de acidentes graves”, enfatizou o leitor.

Posicionamento da prefeitura
Enviamos um questionamento à assessoria de comunicação da prefeitura para saber a previsão de conserto das ruas citadas e recebemos a seguinte resposta: 
"Equipes de Serviços Públicos trabalham ininterruptamente em turnos para dar resposta rápida às demandas. Somente em fevereiro, mais de 100 pontos de drenagem foram atendidos pela Prefeitura. Apenas no bairro Pinheiros mais de 75 manilhas foram trocadas, recuperando o fluxo normal das galerias. Os bairros com maior número de intervenções foram Bairro dos Pinheiros, Jardim Europa, Barra do Imbuí e Várzea, entre outros.
Além dos reparos de galerias, outras nove frentes executam a limpeza das principais praças e pontos turísticos da cidade, além de uma média de 15 ruas, todos os dias, em diferentes bairros. A operação tapa-buracos também opera com duas turmas nos pontos mais críticos do município.
A Prefeitura de Teresópolis dispõe de um Grupo Público no Facebook para que moradores possam acompanhar a rotina dos trabalhos das equipes de obras e serviços públicos e qualquer pessoa pode fazer parte", finaliza a nota.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE