Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Romaria Diocesana reúne quase quatorze mil católicos da região em Aparecida

Santuário da Padroeira do Brasil recebe anualmente peregrinação da Diocese com fieis acompanhados de padres, diáconos e seminaristas

Anderson Duarte

Todos os anos a Diocese de Petrópolis tem um compromisso no Santuário Nacional de Aparecida, que fica no interior de São Paulo, e em 2019 foram mais de treze mil e quinhentas pessoas de toda a nossa região reunidas na edição deste ano da Romaria Diocesana. Além da tradicional missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e concelebrada por todos os padres diocesanos, os fiéis que acompanharam o grupo ainda percorreram, como ocorre todos os anos após a santa missa, o caminho até o morro do Cruzeiro. O local é um dos pontos de peregrinação mais tradicional da cidade e é datado de 1948 e sua caminhada a pé, é uma também a mais conhecida Via Sacra da região, inclusive com esculturas que representam todas as quatorze estações da Via Sacra em painéis de bronze, obras de Adélio Sarro.
Durante o percurso, os féis rezaram o terço e subiram o morro meditando a Via Sacra e uma das novidades deste ano foi que a procissão contou com a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da Diocese, e a Cruz Missionária, que acompanhará todo trabalho missionário diocesano a partir deste mês até o final de outubro. Ao final da caminhada, Dom Gregório Paixão agradeceu a perseverança de todos, pois mesmo com a chuva da madrugada e durante todo o percurso, os fiéis da Diocese não desistiram e foram até o final. O Bispo ressaltou que a Diocese de Petrópolis está em missão e deve continuar assim, ressaltando que a missão é algo permanente na Igreja.
Durante a santa missa, em sua homilia, no Santuário Nacional de Aparecida, o Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, lembrou aos fiéis que João Batista morreu porque falava sobre as maldades do Rei Herodes, denuncia os pecados cometidos por ele e a sua nona esposa e por conta disto foi decapitado. Dom Gregório Paixão falou ainda das escolhas realizadas pela jovem Salomé e Maria, que segundo ele deviam ter a mesma idade.
“Salomé decidiu servir ao diabo, Maria serviu a Deus. Salomé escolheu a morte, a Virgem Maria escolheu a vida. Salomé dançou a sua dança macabra diante de um rei terrível, chamado Herodes. Maria exultou de alegria em Deus seu salvador. Salomé acompanhou a serpente que era sua mãe. Maria pisou na cabeça da serpente. Salomé calou a voz de João Batista. A Virgem Maria gerou a voz que é Jesus Cristo”, disse Dom Gregório. O Bispo Diocesano ressaltou ainda importância da Romaria Diocesana, quando os padres e todo o povo de Deus da Diocese de Petrópolis tem a oportunidade de agradecer as graças recebidas por meio da Virgem Maria.
Acompanhados dos fiéis das quarente e cinco paróquias da nossa Diocese, Dom Gregório enalteceu a importância da Romaria para comunidade diocesana. “A Romaria é importante, pois é uma caminhada de fé e um momento especial para pedir coragem a Virgem, que é o exemplo mais perfeito do discipulado que nos leva a Cristo. Do colo da mãe a mansão da misericórdia que é Jesus”, frisou Dom Gregório Paixão. A Romaria Diocesana é realizada pela Diocese há mais de trinta anos e começou com o primeiro bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e os seus sucessores deram continuidade ao movimento, que a cada ano, conta com mais fiéis. Essa presença da Diocese no Santuário de Aparecida é ampliada com o número crescente de fiéis, com a realização de outras atividades. Para Dom Gregório Paixão a multidão dos fiéis diocesanas se junta com os romeiros de todas as regiões do país para o louvor a Virgem de Aparecida.

 

Após a missa, os romeiros da Diocese de Petrópolis seguiram em procissão, rezando o terço e subiram a colina da Via Sacra. Como todos os anos a procissão e Via Sacra foram momentos de grande espiritualidade vividos pelos fiéis da Diocese

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE