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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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RJ-130: Previsão do início das obras de reforma é novembro

Presidente do DER explica adiamento da licitação e diz que governo vai investir além do que já está programado

Marcello Medeiros

Prevista para ser realizada na última segunda-feira, 30, a licitação para a escolha da empresa que vai realizar as obras de reforma da rodovia Dr. Rogério de Moura Estevão, a RJ-130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, foi adiada para o dia 28 de setembro. A mudança na primeira etapa do trabalho que há anos é aguardado por produtores rurais, empresários do ramo do turismo e moradores dessa região, teve bastante repercussão negativa nos últimos dias, havendo até questionamentos se a reforma realmente seria iniciada. Nesta quinta-feira, 02, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV entrou em contato com o Assessor Especial do Governo do Estado, Alex Castellar, que informou tal mudança não é motivo de preocupação, havendo previsão de início dos trabalhos no mês de novembro. Castellar também esteve na sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) para conversar com o presidente do órgão sobre o assunto. “O que houve nessa licitação pode ocorrer em qualquer outra. Quando um ou outro concorrente pede para verificar algum documento, fazer algum análise, pode ser preciso fazer a alteração no edital, e isso faz parte de todo o processo licitatório. Então, foi remarcada para 28 de setembro e não existe qualquer risco dessa obra não ir para a frente. Primeiro, porque atende a uma necessidade e, segundo, é um pedido do governador Cláudio Castro. Além disso, ele mesmo já anunciou que teremos intervenções maiores do que estava se pensando, dando atenção a condomínios grandes, projetando algumas rotas para que os acessos à rodovia fiquem mais seguros”, explicou Hebert Marques.
Alex Castellar informou ainda que nos últimos dias estão sendo feito alguns serviços emergenciais ao longo da RJ-130, a partir do quilômetro 01, em Teresópolis, se tratando apenas de um paliativo até que a reforma em si tenha início. As equipes do DER estão realizando o “tapa buracos”, poda e limpeza em alguns trechos de escoamento e ainda melhorando o sistema de drenagem da rodovia em alguns trechos. “Há locais com a situação muito ruim e estão apenas fazendo esse paliativo para melhorar a segurança da rodovia até que o trabalho principal, a grande reforma, tenha início”, pontuou.
A revitalização dos 68 quilômetros da estrada foi anunciada pelo governador Cláudio Castro em evento realizado em Teresópolis no último 06 de julho, aniversário de emancipação político-administrativa do município. “A RJ-130 é uma estrada histórica. Graças a concessão dos serviços de saneamento, temos recursos para revitalizar a Teresópolis-Friburgo, essa rodovia fundamental para a agricultura, o desenvolvimento econômico e o turismo de toda a região”, relatou Castro no evento montado na Praça Samuel Vieira, em Bonsucesso. 
Ao longo de toda a sua extensão, há dezenas de grandes buracos. A falta de sinalização adequada e acostamento em alguns pontos são outros motivos de reclamação. A rodovia contempla diversas atividades, desde o fundamental escoamento da produção rural ao turismo ecológico e rural, que ganha cada vez mais força e necessita de mais investimentos para contribuir com o crescimento desse setor. 

Ciclismo e turismo
Um grupo de ciclistas do município esteve presente no evento do dia 06 de julho para realizar contatos com representantes do governo estadual para pedir que tais empreendimentos contemplem também os praticantes desse esporte. Isso porquê vários trechos da estrada não têm acostamento ou  o local que poderiam ser utilizado pelos adeptos do ciclismo está danificado ou tomado pelo mato, colocando em risco de morte os atletas. “Essa rodovia é muito utilizada pelos ciclistas da cidade, tanto os do MTB quanto os das bicicletas de corrida, as speeds, então viemos pedir uma atenção especial principalmente nos primeiros quilômetros onde não tem acostamento, o que torna a passagem um pouco perigosa. Além dessa solicitação, pedimos a instalação de sinalização específica indicando que dizendo que tem ciclistas na via. Além da nossa segura, essas pequenas intervenções podem contribuir com o turismo e desenvolvimento de toda a região. Se for um lugar seguro para pedalar, mais gente vai vir para Teresópolis e Nova Friburgo e todos têm a ganhar”, explica o Professor Marcos Juliano.
Diversos ciclistas, representando grupos como o “Turma do Pedal” e “MTB Bonsucesso”, participaram do encontro com enviados do governo, entre eles o pessoal do DER (Departamento Estadual de Trânsito). Políticos locais também se comprometeram a ajudar no processo de inclusão da sinalização e acostamentos mais seguros para os ciclistas ao longo de toda a Teresópolis-Friburgo. Caso sejam atendidas, tais demandas podem contribuir com o aumento do número de praticantes não só às margens da RJ-130, mas também nas comunidades vizinhas a ela. Dessa forma, rede hoteleira e outros estabelecimentos comerciais podem vir a lucrar com mais dinheiro em circulação. Um exemplo que o cicloturismo é uma fonte de riqueza para a regiões envolvidas é o famoso circuito do “Vale Europeu”, em Santa Catarina, que anualmente leva milhares de praticantes para pedalar e admirar as belezas dessa parte do país.
 

 

 

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Edição 19/04/2024
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