Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Risco de covid-19 no estado do Rio caiu no fim de 2020, aponta mapa

Cenário apresentou melhora

Léo Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Na última semana epidemiológica antes da virada de ano, o cenário da pandemia no estado do Rio de Janeiro apresentou uma melhora. De acordo com a 14ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada hoje (22), a situação saiu da bandeira vermelha (alto risco) direto para a bandeira amarela (baixo risco), sem passar pela bandeira laranja (risco moderado).

O levantamento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A nova edição compara a 52ª semana epidemiológica, compreendida entre 20 e 26 de dezembro, com a 50ª semana, que vai de 6 a 12 de dezembro. Na avaliação por região, a situação da Região Metropolitana I, que inclui a capital, não se alterou e foi a única a figurar na bandeira vermelha.

Também não houve mudanças Região Metropolitana II, que inclui Niterói, São Gonçalo e cidades vizinhas. Ela se manteve na bandeira amarela. Já a Região Serrana foi a única a registrar piora do cenário, saindo da bandeira amarela para a laranja. As outras seis regiões experimentaram uma melhora.

Síndrome respiratória
O levantamento também mostra redução no número de óbitos e internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As mortes caíram 6,11% na comparação entre as duas semanas epidemiológicas. Já as internações tiveram queda de 31,4%.

A SRAG é uma complicação respiratória associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas. Segundo boletins divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 97% dos quadros de SRAG diagnosticados no país em 2020 estão associados à covid-19.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE