Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio registra maior número de casos de intolerância religiosa

Ao todo, 67 vítimas foram atendidas pela equipe da secretaria

 Em um ano marcado por diversas manifestações de intolerância, o Rio de Janeiro registrou pelo menos um caso de intolerância religiosa por semana em 2017. Ao todo 67 vítimas foram atendidas pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

A maioria dos casos é por discriminação (29%), seguido por depredação de templos (26%) e Difamação (18%). As agressões verbais e físicas, como a ocorrida com a idosa de 65 anos que foi agredida com uma pedrada no mês de agosto, correspondem a 6%. O caso aconteceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O município ocupa o segundo lugar no ranking da intolerância com 14%, atrás apenas da capital fluminense com 43,5%. Em terceiro lugar aparece o município de Duque de Caxias com 6%. Vale ressaltar que 12% dos casos acompanhados pela secretaria ocorreram em ambiente virtual.

A maioria dos ataques foram direcionados a religiões de matriz africana. Candomblé (45%), Umbanda (16%) e outras religiões de matriz africana (10,5%) foram as maiores vítimas de intolerância religiosa no último ano.

– Os números de intolerância religiosa no estado são assustadores. Toda semana uma pessoa é atacada por simplesmente professar a sua fé, um direito garantido constitucionalmente. Estamos articulando não só com os órgãos de segurança, mas também com os de educação e cultura para combater esse tipo de ocorrência e conscientizar a população sobre a importância da diversidade religiosa em nosso estado – disse o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.

Na última sexta-feira (19) o Governo do Rio criou primeiro Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa. A medida marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorada neste domingo (21).

– É uma conquista única, principalmente considerando o momento de intolerância que nós estamos passando no nosso país. Não é um fenômeno só estadual, mas nacional. Os números do Disque Direitos Humanos do Ministério [dos Direitos Humanos] deixam ver, de forma muito nítida, o aumento exponencial do problema no Brasil – afirmou Nunes.

Para dar apoio às vítimas de intolerância religiosa, a secretaria lançou em agosto o Disque Combate ao Preconceito. As denúncias de atos preconceituosos podem ser feitas pelo (21) 2334 9551. Através do canal, vítimas podem fazer denúncias e solicitar apoio jurídico, psicológico e social.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE