Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio monitora pessoas que contactaram pacientes com variante indiana

Paciente infectado está em isolamento e sendo acompanhado pela SMS

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
As autoridades sanitárias do Rio de Janeiro informaram que estão monitorando todas os moradores do estado que tiveram contato com o paciente infectado com a variante indiana do novo coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, essas pessoas foram orientadas a fazer isolamento e a contactar as autoridades sanitárias se sentirem qualquer sintoma de covid-19.

Até o momento, não foi notificado nenhum caso entre essas outras pessoas. Já o paciente infectado com a variante indiana está neste momento na cidade do Rio de Janeiro, em isolamento, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, 29 pessoas que tiveram contato com ele e estão na cidade do Rio foram testadas para covid-19 e estão sendo rastreadas pela vigilância epidemiológica.

“Até o momento, a gente não tem notificação de nenhuma pessoa positiva a partir deste contato. Mas a gente segue acompanhando e retestando esses contactantes para garantir que não vai haver a disseminação desse vírus na cidade”, disse Soranz.

Também está sendo discutida com o Ministério da Saúde a possibilidade fazer uma barreira sanitária nos voos domésticos que chegam à cidade do Rio de Janeiro.

“Os protocolos de prevenção seguem os mesmos, independentemente da variante. Toda a população, mesmo quem já foi vacinado, deve continuar com as medidas de prevenção como: lavar as mãos, usar álcool em gel quando não for possível lavar as mãos, usar máscara e evitar aglomeração. As vacinas contra covid-19 disponíveis no Brasil passam por testes para avaliação de sua eficácia. Por se tratar de um novo vírus e as mutações estarem ocorrendo pós produção dos imunizantes, os estudos ainda estão sendo aprofundados. Entretanto, é importante que a população siga se vacinando e cumprindo os protocolos de prevenção”, informou a Secretaria Estadual por meio de nota.

Calendário vacinal
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que manterá o calendário municipal de vacinação contra a covid-19 previsto para o mês de junho. Portanto, em junho, na cidade, serão vacinadas pessoas com 51 a 59 anos.

A partir de julho, a cidade do Rio adotará o calendário estadual unificado divulgado ontem, que prevê vacinar toda a população adulta do estado até o fim de outubro deste ano.

Segundo calendário estadual, em junho serão vacinadas pessoas com 55 a 59 anos, em julho serão vacinadas pessoas de 45 a 54 anos, em agosto de 35 a 44 anos em agosto, em setembro de 25 a 34 anos em setembro e em outubro de 18 a 24 anos.

Também serão vacinados em junho, segundo o calendário estadual,  pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes que recebem o benefício de prestação continuada, gestantes e puérperas com comorbidades e deficientes visuais com mais de 18 anos, além de pessoas com autismo, paralisia cerebral, doentes renais crônicos em diálise, portadores de nanismo e mielomeningocele.

São Paulo
Ontem, o Instituto Adolfo Lutz identificou um caso da variante B.1.617.2, proveniente da Índia. O caso foi identificado em um morador de 32 anos da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que viajou para a Índia e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 22 de maio. Esse passageiro circulou pelo aeroporto de Guarulhos, fez um exame RT-PCR para a detecção do novo coronavírus e, antes de obter o resultado, embarcou para o Rio de Janeiro. De lá, seguiu para Campos dos Goytcazes.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE