Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio fará campanha para reduzir poluição nas praias

Ações começam com travessia até as ilhas Cagarras, em Ipanema

Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) iniciará neste domingo (2) a campanha Praia Urgente. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Bernardo Egas, a meta é promover a conscientização ambiental da população.

“Conscientizar sobre o uso responsável da praia, principalmente no verão, é importante porque a gente vê pessoas que deixam lixo nas praias”, disse.

A secretaria está apoiando diversas ações que lutam pela preservação das praias cariocas. A campanha conta com a parceria de organizações não governamentais (ONGs) como a Route Brasil, Verdes Mares e StoneHouse.

“São parceiros que cuidam da nossa orla o ano inteiro. Reunimos essas entidades que têm carinho com nossa orla e vamos fazer um calendário de ações para mobilização da sociedade”, informou.

A primeira ação da campanha será uma travessia ecológica. Cinquenta voluntários remadores de SUP (Stand Up Paddle, ou prancha com remo), caiaque e canoa havaiana vão atravessar o mar do Posto 10 da praia de Ipanema, zona sul da cidade, até o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, para recolher o lixo da local. Ao mesmo tempo, será feita a limpeza na areia de Ipanema.

Ações
O secretário adiantou que em todos os fins de semana o movimento vai ter uma ação diferente, sempre envolvendo a população. Está programado um mergulho na Praia Vermelha, na Urca, zona sul, visando recolher lixo do fundo do mar. A data ainda será definida.

A cada domingo, uma praia da orla, desde o Flamengo até o Recreio dos Bandeirantes, terá uma ação dentro do mutirão de limpeza das areias e do mar.

Haverá uma ação pontual na Ilha de Paquetá e na Ilha do Governador. “A gente não tem a pretensão de limpar a praia inteira, de chegar e resolver o problema. É uma ação educativa, de conscientização, de mobilização, para dar o exemplo”, explicou o secretário.

As pessoas que desejarem se integrar à rede de voluntários podem se inscrever no instagram da ONG Stone House (@surfstonehouse) ou no endereço dos parceiros do mutirão no mar.
“Quem quiser entrar em contato é  bem-vindo”, destacou. As inscrições são gratuitas. A ideia é mobilizar cada vez mais pessoas. Crianças acima de 12 anos de idade também podem se participar. “A gente estimula que os responsáveis estejam junto com os filhos”, disse.

Todo o material recolhido será encaminhado ao projeto Recicla Orla, que consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária de material reciclável em toda orla do Rio. O material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção visando mostrar que tudo se transforma.

Impacto no meio ambiente
No ano passado, a Stone House, criada há três anos por iniciativa de surfistas para conscientizar a população sobre o impacto no meio ambiente do lixo jogado nos mares, plantou 40 bananeiras em um sítio como compensação pela emissão de CO2 (dióxido de carbono) produzido durante os preparativos para a travessia do mar, que recolheu 120 quilos de resíduos nas areias de Ipanema, no mar e na ilha.

O co-fundador dessa ONG, engenheiro de produção Pedro Bentz Maciel, carioca de 24 anos, vê na ligação do surfe e do meio ambiente um modo de conscientizar a população.

“As ações da Stone House, em parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representam a união de pessoas para conscientizar sobre como, em nossas ações diárias, podemos fazer a diferença no meio em que vivemos. Sempre pensando no social e no ambiental lado a lado”, destacou.

O oceanógrafo Arthur Cumplido, 27 anos, amigo de infância de Pedro Bentz, também surfista e fundador do projeto Stone House, observou que o mutirão “é uma expansão de ideias que contribuem para um desenvolvimento humano em sinergia com a natureza”.

A campanha Praia Urgente se estenderá até o fim do verão, que acaba no dia 20 de março.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE