Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio de Janeiro confirma transmissão local do coronavírus

Estado agora tem 15 casos do Covid-19

 Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou hoje (12) os primeiros casos de transmissão local de coronavírus no estado. Eles envolvem um homem de 72 anos, morador da capital, e a mulher dele, de 68 anos. Os dois apresentam quadro estável de saúde e estão em isolamento domiciliar. O casal não viajou ao exterior.

A nova confirmação eleva para 15 os casos do Covid-19 no estado, sendo 13 no município do Rio, um em Niterói e um em Barra Mansa.

Com isso, o Plano de Contingência do governo estadual passa do Nível Zero para o 1, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas pelo coronavírus em hospitais estaduais. A medida inclui unidades municipais e federais, além da rede estadual.

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, explicou que isso já era esperado e que não há motivo para pânico.

“Estes são os primeiros caso no estado de pacientes que não estiveram em países com transmissão comunitária. Como já havia alertado, estávamos esperando que isso acontecesse em breve. No entanto, ressalto que não há motivo para pânico”, assegurou.

Plano de contingência
O objetivo estratégico do plano de contingência do coronavírus, elaborado no mês passado, é intensificar as medidas de segurança para conter a transmissão entre humanos, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas das que tiveram a confirmação da doença e profissionais de saúde.

O Nível Zero do plano estava em ação quando havia apenas a confirmação de casos importados da doença. O Nível 1 foi colocado em prática com o início da transmissão local de coronavírus no estado do Rio.

Caso se confirme a transmissão comunitária, o plano passa para o Nível 2, que ativa outros leitos para assistência de casos graves.

O Nível 3 será ativado se as ações do Nível 2 não forem suficientes para controlar a propagação da doença e para a organizar a rede de atenção na resposta. Nesse caso, será criado pela Secretaria de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas poderão ser acionadas.

 

MORADORA DO RIO DE JANEIRO QUE TRABALHA EM TERESÓPOLIS ESTÁ COM CORONAVIRUS
Sobe para seis o número de casos suspeitos em Teresópolis
– Todos os pacientes retornaram de viagens ao exterior e estão em internação domiciliar supervisionada

Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura no final da tarde desta quarta-feira (11), a secretaria municipal de Saúde atualizou os dados sobre notificações relacionadas aos casos suspeitos de novo coronavírus em Teresópolis. De acordo com o documento, há seis casos suspeitos junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Todos tiveram colhidos seus materiais para exame, enviados ao LACEN-RJ e estão em internação domiciliar supervisionado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e os casos suspeitos têm algum elo epidemiológico com viagens ao exterior. “Um dos pacientes com caso suspeito esteve em viagem à Austrália e Dubai, e nesta segunda-feira (9/3), apresentou febre, procurou um Hospital no Rio de Janeiro, onde é moradora, e realizou teste para o coronavírus, que se mostrou detectável. Essa paciente trabalha no município de Teresópolis e sua contraprova foi colhida, encaminhada ao LACEN-RJ e as medidas de controle foram tomadas em relação ao caso e aos seus prováveis contactantes, residentes em Teresópolis”.
O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde foi devidamente notificado dos casos e segue apoiando tecnicamente a DVE – Teresópolis. Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, os dois pacientes dos primeiros casos suspeitos de infecção por coronavírus não estão mais em isolamento domiciliar, dado o resultado que se mostrou negativo para vírus respiratório (Influenza A e B) e para 2019-nCOV (agente etiológico da COVID 19). “A vigilância epidemiológica permanece em atenção, contando com apoio das Unidades Hospitalares, da UPA 24h, das Unidades Básicas e do SAD. Diante de algum sintoma como angústia respiratória ou febre, moradores de Teresópolis devem procurar uma unidade hospitalar conveniada ao SUS”, destaca ainda a SMS.
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366 ou através do telefone 2742-9883, em horário comercial, de 2ª a 6ª feira, ou nas Unidades Primárias de Saúde, onde as equipes podem informar e orientar a população sobre todos os aspectos da infecção pelo COVID-19. É importante destacar que a responsabilidade de prevenir a COVID-19 é de todos. Toda a população deve seguir mantendo as medidas higiênicas essenciais para conter a contaminação pelo novo coronavírus e para o enfrentamento da doença como se deve: com informação, ações efetivas e participação da sociedade.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE