Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rio das Ostras confirma retorno do “Jazz & Blues Festival”

Maior do gênero na América Latina, evento será realizado entre 12 e 15 de novembro, com grandes atrações nacionais e internacionais

Com 16 anos de tradição e cerca de um milhão de espectadores em sua trajetória, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival retoma as atividades como um evento-teste do Estado. Entre os dias 12 e 15 de novembro, o balneário receberá shows gratuitos do melhor do jazz e blues nacional e internacional que se apresentarão em palcos localizados na Lagoa de Iriry, Boca da Barra e Costazul. Entre alguns nomes confirmados nesta edição estão Eric Gales, Jon Cleary, Roosevelt Collier, Delvon Lamarr, Keith Dunn, Chris Potter, Hamilton de Holanda, Nico Rezende e Lancaster. Pensando no bem-estar e saúde dos fãs, artistas, colaboradores e cidadãos de Rio das Ostras, o evento seguirá as normas internacionais de Saúde e da OMS. As áreas de shows serão cercadas, com lugares sentados, distanciamento e o público deverá fazer credenciamento antecipado e apresentar passaporte da vacina com as duas doses.
Uma das novidades da edição 2021 é o acréscimo de um dia de shows, totalizando quatro dias de festival, além da criação do palco Praia da Boca da Barra, que é considerado um dos melhores pontos para apreciação do pôr do sol de Rio das Ostras. Também fazem parte da programação, a realização de workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural. No Espaço Arthur Maia, antiga CASA do JAZZ, em Costazul, acontecem shows de novas bandas da cidade de Rio das Ostras e do estado do Rio de Janeiro, que se apresentam durante os intervalos dos shows principais. O Festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas "bolachas" poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos. Já a área do palco principal, a Cidade do Jazz, contará com duas praças de alimentação, 20 restaurantes e espaço para comercialização de artesanato local com aproximadamente 100 artesãos. 

Recuperação econômica
Em virtude dos impactos gerados pela Covid-19, o festival também é um fator fundamental para a recuperação econômica do Município e de toda a região da Costa do Sol, fomentando uma de suas principais atividades: o turismo. Durante o período, Rio das Ostras atinge 100% de sua taxa de ocupação hoteleira, assim como as cidades de São João da Barra e Casimiro de Abreu. A cidade Macaé atinge 70% e Búzios 50%, de acordo com dados aferidos pela FGV junto às Secretarias de Turismo dos Municípios. O festival é certificado com o Selo Turismo Responsável e conta com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura e da Secretaria de Turismo da cidade de Rio das Ostras.

Protocolos de segurança
O festival tem o compromisso de intensificar a fiscalização do cumprimento dos protocolos. Entre eles, estão a apresentação obrigatória da carteira de vacinação com as duas doses; uso obrigatório de máscaras; colocação de cadeiras para o público, respeitando o distanciamento de 1,0m; túneis de higienização instalados nas duas entradas da Cidade do Jazz; uso de medidor instantâneo de temperatura em todos os acessos do evento; estrutura médica; pontos de acesso a álcool gel nas áreas comuns; disponibilização de lixeira com dispositivo que permita a abertura e fechamento sem o uso das mãos; comunicação ostensiva nos intervalos dos shows sobre regras de higiene de acordo com as normas da OMS.

Um dos melhores guitarristas do mundo
Uma das atrações principais do ROJB é comparada a Jimmy Hendrix. O fenômeno do Blues Rock mundial, Eric Gales, já foi considerado o melhor guitarrista de blues dos EUA e é considerado um dos melhores do mundo. Entre outros nomes de peso confirmados estão Jon Cleary, ganhador do Grammy com seu álbum GoGo Juice; o saxofonista americano veterano Chris Potter ao lado do consagrado e também vencedor do Grammy Latino Hamilton de Holanda; a influente banda Azymuth, que tem um dos mais vendidos LPs da música instrumental, com o hit internacional "Jazz Carnival", ao lado do influente DJ Nuts. A programação também conta com os músicos americanos Roosevelt Collier, Delvon Lamaar, Keith Dunn & Simi Brothers Band e os brasileiros Nico Rezende Jazz Quarteto, Moving Waters com Lancaster, Banda Black Rio, Alamo Leal & Blues Groovers, Macahiba, Segundo Set, Cida Garcia e Orquestra de Sopros.

Geração de renda, inclusão social e ambiental
O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival se caracteriza por oferecer gratuitamente música de qualidade, democratizando o acesso a um bem cultural, com a meta de gerar o menor impacto ambiental possível, além de estimular a inclusão social e a geração de emprego e renda. "O Festival contribui para incentivar o turismo, impactando a economia da cidade graças à injeção de capital durante os quatro dias de Festival, com média de R$ 9 milhões por edição, comprovados por pesquisas que são realizadas há quatro anos pela FGV e SEBRAE", explica Stenio Mattos, responsável pela organização do evento. Além de fomentar o comércio local e gerar empregos, o festival oferece acessibilidade em todos os palcos para portadores de deficiência e dispõe de coleta seletiva do lixo. Nas edições anteriores, o evento foi neutro em carbono, pois todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da sua realização foram devidamente quantificadas e compensadas com o plantio de mais de três mil mudas de árvores nativas, nas áreas de preservação ambiental do município.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE