Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Revisão de última hora movimenta oficinas

Estabelecimentos registram aumento nos serviços por quem vai pegar estrada

Marcello Medeiros

Natal, Ano Novo e… Correria para deixar o carro em dia para visitar amigos e familiares ou simplesmente aproveitar o recesso de fim de ano para descansar. Como em quase tudo que faz, o brasileiro tem costume de deixar tudo para cima da hora e não poderia ser diferente na hora de verificar itens de segurança antes de colocar o carro na estrada. Por isso, nos últimos dias as oficinas do município registraram o aumento na procura por alguns serviços essenciais para evitar dor de cabeça na viagem. “Mesmo deixando para cima da hora, é bom fazer a manutenção preventiva. Sai muito mais barato gastar dinheiro na oficina, ou melhor, investir na manutenção do seu carro na oficina, do que ficar parado na rua. Na rua vai atrasar passeio, a viagem, a manutenção fora do seu domicílio é muito mais cara, não sabe se a pessoa está te ajudando mesmo… Então, vale correr para oficina. É melhor fazer antes do que ficar parado na estrada”, lembra Eraldo Cruz, da Eraldo Mecânica, localizada na Avenida Feliciano Sodré.
O profissional, já acostumado ao aumento pela procura nos dias que antecedem Natal e Ano Novo, lembra algumas situações fundamentais a serem verificadas antes de pegar estrada. “O mais comum de enguiçar na estrada é falta de água, óleo, correias e freios, defeitos mais comuns, coisas fáceis de resolver dentro da oficina, mas que na rua podem ser um problemão. Um carro sem água na estrada pode deixar a pessoa a pé, assim como sem óleo. Sem freio a pessoa pode se envolver em um acidente grave. É melhor sair sem preocupar com carro, mas com as férias. É bom agir preventivamente verificando também a calibragem do pneu, água do esguicho de para-brisa, palheta do limpador, coisas fáceis e baratas. Nessa época de chuva então, uma palheta limpador não é cara, é bom trocar, o ar condicionado não se esquecer do filtro, é barato e fácil de trocar”, completa.
Outras boas dicas para as viagens, independentemente da época do ano, são planejar antecipadamente o roteiro que vai seguir e verificar se documentação do veículo e a sua estão em dia, evitando assim multas e até a apreensão do seu patrimônio.

O que é bom revisar:

PNEUS – Item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito, é preciso estar em condições de uso para, entre outros, evitar acidentes. Em dias de chuva, principalmente, um pneu muito gasto pode representar grande perigo. Não esqueça de verificar também o estepe.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO – A falta desse tipo de manutenção pode gerar vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada. Com um veículo que não responde adequadamente aos comandos, o risco de acidentes é maior. Barulhos na suspensão podem indicar ainda danos graves, como buchas rompidas. 

RODAS E PRESSÃO DOS PNEUS – Em rodas de ferro, procure por amassados. Nas esportivas, pode haver rachaduras. Mantenha a pressão adequada também. Já que está olhando rodas e pneus, não se esqueça de verificar se possui triângulo, macaco, chave de roda e outros itens de segurança.

FILTRO DE AR – Verifique a quantidade de poeira e sujeira que o filtro absorveu, caso o filtro ainda esteja branco, é um bom sinal, agora se o filtro estiver sujo, é necessário realizar a troca.

BATERIA E FLUÍDOS – Verifique o indicador de vida útil da bateria, assim como se os cabos ou contatos estão com algum tipo de corrosão ou rompidos. No caso dos fluídos, é preciso analisar o nível para evitar graves problemas, como a falta de freio ou parada total do motor. Falando em líquidos, não esqueça do sistema de arrefecimento.

PROCURE UM PROFISSIONAL – Essa são apenas algumas dicas básicas, mas o mais importante é procurar um profissional mecânico para evitar que suas férias sejam prejudicadas ou, pior do que isso, se envolva em algum tipo de acidente por conta da falta de manutenção do seu veículo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE