Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Retomada gradual do comércio e atividades pode começar na próxima semana

Município prevê três etapas de liberação, de acordo com dados da Saúde. Veja regras para cada tipo de estabelecimento

No início da noite da última quinta-feira (30), o Gabinete de Crise da Prefeitura, através do prefeito Vinicius Claussen, anunciou o programa de “Planejamento Responsável do Retorno das Atividades Econômicas” em Teresópolis. O documento é uma prévia das etapas e regras para a retomada das atividades econômicas diante da pandemia do novo coronavírus e apresenta as métricas que nortearão a decisão de avanço ou retrocesso das "ondas" de reabertura de lojas e prestação de serviços, além de liberação de áreas de lazer, por exemplo. O estudo vem sendo realizado através de parceria do governo municipal com o Teresópolis Convention, Aciat, CDL, Sincomércio, Sindicato Rural e Secretaria Trabalho e Renda e prevê possível reabertura a partir da próxima semana. Estão previstas três etapas de liberação, com regras para funcionamento de estabelecimentos e oferecimento de serviços. As lojas de rua, por exemplo, passariam a funcionar somente das 13h às 18h. A Feirinha do Alto teria que fazer escala de acordo com o número da barraca, entre outras exigências. Porém, para isso realmente começar a acontecer vai depender dos indicadores da secretaria municipal de Saúde em relação à propagação da Covid-19 e investimentos para evitar maiores prejuízos para possíveis contaminados com a doença.
De acordo com material divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a reabertura dos estabelecimentos está condicionada a três métricas de avaliação: 1) disponibilidade das equipes de profissionais de saúde em atuação, equipamentos em operação e insumos nas unidades hospitalares; 2) taxa de ocupação de leitos COVID UTI; e 3) avaliação da curva epidemiológica. "O planejamento traz uma perspectiva para os empresários e trabalhadores. No dia 6 de maio, vamos reavaliar as três métricas apresentadas e a Secretaria de Saúde vai emitir a primeira nota técnica. Toda a implementação das ondas está condicionada a essa avaliação e autorização dos técnicos da Saúde. Vamos fazer a nossa parte também: manter as medidas de higiene e distanciamento, usar máscaras e só sair quando necessário. Essas medidas são determinantes para conter o avanço da pandemia e para que possamos chegar aos índices que nos permitam avançar para a retomada gradual das atividades e da nossa rotina. É preciso cautela e responsabilidade, e tenho certeza de que venceremos juntos esse desafio", comentou o Prefeito Vinicius Claussen.

As três “ondas” de liberação
A reabertura, quando for possível acontecerá por ondas, de acordo com o esquema abaixo e obedecendo às regras descritas no documento anexo:
1ª Onda – Retorno das atividades na Prefeitura Municipal de Teresópolis, comércio varejista (lojas de rua), prestadores de serviço, restaurantes, lanchonetes e bares, Feirinha do Alto, Mercado Popular, prédios comerciais, locais religiosos e liberadas as atividades esportivas individuais ao ar livre.
2ª Onda – Retomada das atividades esportivas ao ar livre coletivas, mantendo o distanciamento, estúdios de atividades físicas de atendimento individual, centro comercial, shopping e galerias comerciais.
3ª Onda – Reabertura de clubes, academias, eventos coletivos, cinema, teatro, museus, casas de festas e eventos, parques, atividades físicas em academias, com regras específicas sem aulas coletivas, escolas, faculdades, cursos profissionalizantes, hotelaria (com limitação do número de usuários).

Alvará Combate COVID-19
Os estabelecimentos autorizados nas ondas deverão fazer uma Autodeclaração dando ciência das regras coletivas e assumindo o compromisso em cumpri-las. Tal procedimento gratuito será automatizado em plataforma online da Prefeitura e já está sendo exigido das empresas com atividades essenciais, já autorizadas a funcionar. Em seguida, será emitido o Alvará Combate COVID-19, que deverá ser impresso e exposto em todos os acessos aos negócios acompanhado do Informativo Gabinete de Crise da Prefeitura de Teresópolis.
Tal informativo do Gabinete de Crise trará a campanha “Pra Cima Terê”, o telefone para denúncias, as regras de convivência coletivas e um QR Code com link para o Portal Gabinete de Crise – Informativo. A fiscalização será compartilhada com a população que poderá denunciar motivando os agentes públicos. O governo ampliou as equipes de fiscalização e, em caso de descumprimento das novas regras, o estabelecimento está sujeito à suspensão do Alvará COVID-19.

AS REGRAS PARA FUNCIONAMENTO

Feirinha do Alto / Mercado Popular
– Expositores com máscara.
– Dispenser de álcool gel nos acessos.
– Somente um expositor por barraca/Box
– Funcionamento com no máximo 50% da capacidade em sistema de rodízio.
– Feirinha do Alto: em um fim de semana as barracas número ímpar, no outro final de semana as barracas número par.
– Mercado Popular de Teresópolis: em um dia os boxes número ímpar, no outro os boxes número par (haverá limitação ao número de acesso).

Prestadores de serviço de beleza
– Atendimento somente com hora marcada, não sendo permitida fila de espera.
– Após cada atendimento a estação de trabalho e equipamentos deverão ser higienizados.
– As capas de proteção deverão ser substituídas após cada atendimento.
– O cliente não poderá acessar o estabelecimento acompanhado, apenas o profissional e o cliente.

Restaurantes, lanchonetes e bares
– Manipuladores de alimentos deverão lavar a mão, minimamente, de uma em uma hora, e utilizar álcool gel a cada 30 minutos.
– A manipulação dos alimentos para servir ao cliente deverá ser feita por funcionário da empresa devidamente protegido (máscara e luva) (self-service).
– Deverão ser instaladas barreiras de proteção junto aos alimentos.
– Além de respeitar o limite de acesso, as mesas deverão ter o distanciamento mínimo de dois metros, com higienização após o uso.
– É proibido o atendimento de balcão.
– Somente é permitido o consumo interno de clientes sentados.
– A atividade é limitada a alimentação, sem serviços acessórios (área kids, música, transmissão de eventos e afins).

Shopping, galerias comerciais
– Horário restrito (11h às 19h).
– Aferição dos sintomas de gripe de todos que acessarem (colaboradores e clientes), com emissão de relatórios de acesso ao poder público, além de todas as regras geris de convivência.

Horários de funcionamento
– Supermercados, das 8h às 20h.
– Comércio varejista e demais atividades, das 13h às 18h.
– Setores da indústria e da agricultura poderão adotar os seus protocolos tradicionais.
– A cadeia da construção civil (obras, lojas e prestadores de serviços), das 8h às 18h.
– Transporte público retoma aos horários e capacidade normais de atendimento.

Regras para estacionamentos
– Os estacionamentos não deverão ter o serviço de valet, ou seja, o condutor estaciona e manobra o seu próprio veículo.
– Não serão permitidas as vagas duplas e posições difíceis que exijam que um funcionário manobre os veículos estacionados.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE