Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Reforço de pessoal nas polícias Militar e Civil

Governo do estado empossa papiloscopistas e novos soldados

O governador Wilson Witzel participou da formatura de novos 163 papiloscopistas da Secretaria de Polícia Civil. Os aprovados no concurso foram convocados em abril deste ano para realizar o curso de formação na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Os novos policiais – responsáveis pela identificação humana, civil e criminal de vivos e mortos – vão quase dobrar o quadro atual de 294 peritos papiloscópicos. – Estamos realizando a recomposição necessária do quadro da Polícia Civil. Vamos investir no empoderamento da Polícia Científica, importante para ajudar na elucidação de crimes como homicídios, latrocínios e roubos – ressaltou o governador.
Os novos policiais passaram por um curso de 840 horas/aula, dividido em dois módulos. O primeiro é o operacional, com aulas de defesa pessoal, educação física, táticas operacionais e tiro tático. Já o módulo profissionalizante inclui as matérias necessárias para exercer a atividade de papiloscopista: identificação em vivos, necropapiloscopia, papiloscopia em locais de crimes e objetos, identificação facial, entre outras. – Hoje é um dia muito especial, porque estamos falando do nascimento de novos homens e mulheres na Polícia Civil, um reforço importante para a secretaria – afirmou o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga.
PMs – Também na sexta-feira (28), o governo estadual apresentou os novos 390 policiais militares que ajudarão no reforço da segurança pública no Rio de Janeiro. Esta é a primeira turma de agentes formados este ano. A solenidade de formatura, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste, contou com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, entre outras autoridades. No discurso, Witzel destacou a importância da Polícia Militar para a democracia.
Segundo a PM, os novos soldados já estão em condições de atuar no policiamento preventivo e ostensivo no estado. Os 390 policiais militares tiveram dois treinamentos adicionais – porte velado de armas, para atuarem com mais segurança durante os períodos de folga; e capacitação de tomada de decisão, para que possam agir com rapidez em situações de estresse intenso. O treinamento utilizou um simulador em um ambiente virtual. Além deste diferencial, os novos profissionais cursaram a grade curricular convencional, com as disciplinas práticas e teóricas previstas na formação básica do efetivo da corporação. 
A partir do mês que vem, uma nova turma começará mais uma formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças: 500 novos concursados de 2014 darão início ao curso, no próximo dia 18 de julho. Ao longo de 2019, outras quatro turmas, com 500 concursados, também ingressarão no CFAP.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE