Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Redução do percentual de desconto e reajuste do IPTU podem afastar antecipação

Consumidores pesam na hora de optar pela cota única e apostam em futuras campanhas de isenção de juros e correções

E agora, pagamento em cota única ou parcelamento para quitar o IPTU? Essa tem sido uma pergunta muito recorrente entre os teresopolitanos e a discussão parece ter sido motivada por dois elementos significativos instituídos pela gestão Claussen: a redução do percentual máximo de desconto do imposto para os pagamentos realizados em cota única, assim como o próprio reajuste determinado pela administração para esse exercício de 2019. Assim, e diferente de anos anteriores, a maior escolha para quitar o IPTU deste ano deve ser em sua maioria pelos parcelamentos ou postergações, quem tem imóvel próprio ou até mora de aluguel deve deixar para depois o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Mas será que é melhor quitar à vista para aproveitar os descontos ou parcelar sem apertar o bolso, já que esses abatimentos estão sensivelmente menores esse ano?
Os descontos para quitar os impostos à vista variam conforme o município, no caso do IPTU de Teresópolis, as deduções máximas saíram dos tradicionais 20% adotados em anos anteriores para 15% no caso dos pagamentos à vista. Mesmo com um estudo nacional do SPC Brasil mostrando que sempre que o desconto do IPTU for maior que 2%, vale mesmo a pena pagar à vista, muitos tem dito que vão optar pelo parcelamento. Outro elemento que também tem pesado este ano é o atraso na emissão dos carnês, ou seja, mesmo com tecnologia, acesso via internet, muitos contribuintes preferem o tradicional carnê, e como ainda não chegou nas residências, acabou perdendo a vez em muitos casos. O que também tem pesado é que se você tem dívidas ou se o bolso vai ficar muito apertado nos próximos meses, a dica dos especialistas é mesmo a opção por parcelar os impostos do que pegar um empréstimo para quitar os débitos à vista, já que os juros embutidos no parcelamento são menores do que o de qualquer crédito no mercado.
Também é melhor parcelar o IPTU do que retirar o dinheiro de investimentos para quitar esse débito à vista, a não ser que essa opção tenha sido a de fazer uma poupança, que é isenta de Imposto de Renda, justamente para pagar o IPTU. “Se tiver que escolher entre um imposto ou outro para quitar à vista, escolha o que cabe no seu bolso”, explica o economista Newton Golek, que participa todas as segundas-feiras do programa Jornal Diário na TV. Golek ainda lembra que descontos pequenos como o do IPVA, por exemplo, podem sim ser ignorados caso existam outras possibilidades. Aqui em Teresópolis estão sendo oferecidos os seguintes descontos: 15% para os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única até 31 de janeiro; e 10% de desconto quem quitar o imposto até 28 de fevereiro. Esses descontos eram de 20 e 15% respectivamente em administrações anteriores. Segundo a prefeitura, esses descontos oferecidos por Teresópolis estariam entre os maiores da Região Serrana.
“O IPTU é a principal receita própria da Prefeitura. Garante pagamento de servidores e investimentos. Este ano nos adequamos à realidade de outros municípios e mantivemos os descontos em 15% e 10% para pagamento de uma única vez. Afinal, Teresópolis era um dos poucos municípios que mantinha desconto acima desse patamar”, explicou o subsecretário de Fazenda, Fabiano Latini. Ele acrescentou que, este ano, o reajuste acompanhou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, entre outubro de 2017 e setembro de 2018, que foi de 4,53%. Ainda de acordo com a prefeitura, os boletos já estão disponíveis na internet e nos próximos dias devem começar a ser enviados pelos correios e a estar disponíveis para retirada na Secretaria Municipal de Fazenda. Com relação a escolha pelo pagamento à vista ou parcelado, o economista Newton Golek dá a dica:
“Se não bastasse todas as contas corriqueiras do mês, ainda tem material e matrícula escolar, despesas de viagem, e claro, os tão esperados IPTU e IPVA. Realmente não tem jeito, para quem não se preparou e não se planejou, essas despesas podem colocar em risco o equilíbrio das contas e gerar uma dorzinha de cabeça. Muitas pessoas me perguntam o que é melhor, pagar o IPTU e IPVA à vista ou parcelado? Essa dúvida vem de situações como: tenho dinheiro na poupança, devo tirar para pagar os impostos à vista? Ou ainda: Se eu investir todo mês o valor da parcela do imposto para receber juros de um investimento seria mais vantajoso que aproveitar o desconto para pagamento à vista? Em alguns casos as pessoas tomam a decisão pelo “achômetro”, é aquela decisão do acho que é melhor isso, ou acho que é melhor aquilo, sem fazer nenhum cálculo ou fazendo cálculos equivocados. Uma maneira fácil é basicamente descobrir se os juros embutidos no parcelamento são maiores ou menores do que o retorno que você teria se investisse o dinheiro ou não tirasse do investimento que você já possui. E vamos deixar o “achômetro” de lado”, enaltece Golek.
Aposentados e pensionistas que possuem um único imóvel com área máxima de 47,7 m2 e que seja para sua própria moradia estão isentos do pagamento do IPTU de acordo com a Lei n° 1483/93. Entretanto, eles devem pagar o emolumento, que é a taxa de emissão do carnê. Também estão isentos os templos de qualquer culto. Para isso, o imóvel deve estar em nome da instituição. Devem ser apresentadas a ata de posse do presidente, o estatuto da entidade, cópia da identidade e CPF do representante legal, e a documentação em conformidade com o artigo 14 do Código Tributário Nacional. Todas essas isenções devem ser requeridas através de processo no protocolo geral.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE