Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Receitas caseiras de álcool em gel não funcionam e são perigosas

Farmácia de manipulação realiza a venda de produtos com quantidade limitada para atender demanda
 
Marcus Wagner
 
Em meio a uma grande procura pelo álcool em gel como forma de se prevenir de contaminação pelo coronavírus, o produto chega a ser artigo raro em vários estabelecimentos, como drogarias e lojas especializadas em produtos de limpeza e higiene. Uma alternativa para quem não encontra ou se assusta com os altos preços que são cobrados é procurar por quem fabrica o produto. Na farmácia BioMolecular, por exemplo, muita gente já descobriu que pode encontrar o álcool em gel em embalagens mais em conta e com a garantia de contar com a substância dentro dos padrões de qualidade e segurança.
 O farmacêutico Fábio Rezende confirma que a procura aumentou muito e por isso a Biomolecular decidiu adotar uma limitação na venda diante de uma questão de saúde pública: “Essa demanda de fato tem aumentado com a preocupação e é necessário ter essa cautela de se higienizar tanto com sabão quanto com o álcool em gel. Com isso nós nos preparamos para a produção de álcool em gel que atenda a população. Para conseguir atender um público maior, nós adotamos um protocolo sobre a quantidade, então nós vamos limitar a venda de um número que seja suficiente para cada cliente, porque senão um vem e compra uma quantidade maior, enquanto o outro fica sem”. 
Muita gente acaba buscando formas alternativas de obter o álcool em gel, mas especialistas afirmam que há uma propagação de fake news muito perigosa. De acordo com o farmacêutico Fábio Rezende, as receitas caseiras que são compartilhadas em redes sociais não garantem nenhuma proteção. Ele explica que essas fórmulas caseiras não conseguem matar vírus e bactérias e para isso é necessário seguir critérios da Anvisa para garantir que o álcool em gel realmente seja eficaz e não cause problemas de saúde.
“Muitos desses informam que a pessoas misturem álcool líquido com gel de cabelo, mas ele é um tipo de polímero totalmente diferente do que é utilizado para a pele. O álcool em gel só pode ser fabricado de acordo com normas de boas práticas de manipulação, existe um aparelho que é calibrado pelo Inmetro, o alcoômetro que a gente utiliza para verificar a concentração dessa substância. Se você pega o álcool e coloca nesse gel de cabelo para utilizar na pele, corre o risco de ter uma dermatite, um processo inflamatório, irritações alérgicas, então isso não é adequado. Muitas também estão orientando a fazer o álcool com a gelatina, algo totalmente equivocado, de forma errada porque ela contém açucares e aditivos que não podem ficar em contato com a pele”, destacou Fábio.
“Nós nos preparamos, entramos em contato com o fornecedor e fizemos uma estimativa de quanto que precisamos ter para suprir essa necessidade da população e já nos preparamos. Está chegando ainda mais matéria prima para produzirmos em grande quantidade. É muito importante saber que na farmácia de manipulação está sendo feito de forma eficaz”, garantiu o farmacêutico.
Na BioMolecular, que fica no Parque Regadas, o álcool em gel é vendido em embalagem de 60 gramas, uma bisnaga que custa R$ 10,00 cada, que é limitada a cinco unidades por cliente a cada compra para atender a família. 
 
 
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

Fábrica de artefatos de cimento é flagrada sem licenças

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE