Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Raio atinge topo de morro e causa incêndio em floresta

Fogo destruiu vegetação em zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

No início da tarde desta segunda-feira, 01, o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais um combate a fogo em vegetação. Dessa vez, porém, o causador não foi o homem – como ocorre em 99% dos chamados para o telefone 193. Durante uma tempestade elétrica, que atingiu vários bairros do município, um raio atingiu um topo de morro na região da Cascata dos Amores, iniciando um incêndio devido às condições da vegetação, arbustiva, devido a escorregamento de terra poucos anos atrás, e seca por conta da estiagem das últimas semanas. A combinação fez com que as chamas se alastrassem rapidamente, dificultando qualquer intervenção rápida dos militares devido também à íngreme encosta. 

Também, como ocorre geralmente nesses casos, logo a seguir costuma chover e os militares têm mais tempo para analisar ações a serem tomadas. Como houve a continuidade da previsão climática, a chuva contribuiu para a extinção de maior parte do fogo. Até o fechamento desta edição, muito pouca fumaça podia ser vista no local. O Diário apurou que, nesta terça-feira, caso o fogo não tenha sido totalmente extinto, os militares iniciariam incursão no fragmento florestal, com possibilidade de acionamento de aeronave devido às condições do terreno.
O topo de morro em questão fica na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, terceira mais antiga e uma das unidades de conservação ambiental mais importantes do país, com grande riqueza em fauna e flora. Devido ao risco de o fogo atingir o Parnaso, o ICMBio, em Brasília, foi comunicado da situação. Para se ter uma ideia de como tem chovido pouco, o nível dos rios e cachoeiras que descem das altitudes da Serra dos Órgãos estão muito baixos, quase no mesmo nível de períodos comuns de estiagem no  Inverno.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE