Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Queimadas: Mais seis pessoas autuadas no interior

Equipes Corpo de Bombeiros e INEA têm realizado ações para tentar diminuir ato criminoso

Nesta quinta-feira, 10, equipes do DBM 2/16, o Destacamento do Corpo de Bombeiros em Bonsucesso, e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram mais uma ação para coibir ações contra incêndio florestal e fogo em vegetação em localidades do Terceiro Distrito do município. Dessa vez, foram vistoriadas as regiões de Sebastiana, Vale Alpino e Rancho Velho. “Em suma foram aplicadas seis notificações florestais do INEA e um notificação de segurança o contra incêndio e pânico (SCIP)”, divulgou o CBMERJ. As operações de fiscalização e monitoramento têm como objetivo de evitar que pequenos incêndios, que muitas vezes começam com folhas e lixo, ou ainda a desculpa de “limpeza” de pastos, se tornem grandes queimadas.
Devido às condições climáticas, de estiagem e vegetação muito seca, além da dificuldade de acesso em áreas montanhosas, qualquer pequeno foco pode sair rapidamente do controle e destruir uma área enorme. “Estamos conseguindo uma redução significativa nos casos de incêndios florestais na região, uma diminuição de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Não iremos descansar até que consigamos acabar com essa prática criminosa em nossa região. Lembramos que utilizar fogo para limpeza de terreno ou troca de postagem é crime ambiental e tem pena que varia de dois a quatro anos de reclusão e multa”, explica o Tenente Salgueiro, Comandante do Destacamento de Bonsucesso.

Sumidouro
Na terça-feira, 08, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Dois Rios, flagrou queimada na localidade de Boa Vista, no município de Sumidouro, na Região Serrana. A ação foi descoberta durante patrulhamento ostensivo realizado pelo órgão ambiental estadual em parceria com a Prefeitura de Sumidouro, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar com o objetivo de coibir queimadas na região, prática que pode acarretar em incêndios florestais de grandes proporções. Ao vistoriarem o local, os técnicos e os agentes flagraram três pessoas ateando fogo em Área de Preservação Permanente (APP) de margem de rio. Os mesmos foram detidos e conduzidos à 111ª DP (Sumidouro) onde prestaram esclarecimentos. Os infratores também serão multados pela ilegalidade e responderão por crime ambiental.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE