Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Que tal produzir a própria energia e reduzir drasticamente a conta de luz?

Sistema capta a luz do sol, converte em energia elétrica e distribui para casa, gerando economia de até 95%

Nina Benedito

Em recente entrevista para o “Programa da Nina”, na Diário TV, o empresário Pedro Paixão explicou como é possível se livrar da conta de luz através da captação da energia solar, a transformando em energia elétrica e promovendo enorme economia na conta de luz de residências, empresas ou área rural, um benefício econômico e ecológico ao alcance de todos. “É feito um projeto em cima do consumo da conta de luz do cliente, dos kilowatts utilizados, sendo casa, fábrica, fazenda, o que for, é destinado para quem gasta luz, não importa o valor. Com isso, o projeto garante a geração mensal e anual que o cliente tem, reduzindo a conta de luz dele á somente a taxa mínima. O consumo em relação à bandeira vermelha, disso você se livra. O sol paga a sua conta de luz”, destaca. Ainda segundo Pedro, mesmo que não tenha a incidência direta da luz do sol, o sistema funciona da mesma forma, já que depende exclusivamente da claridade, embora o sol entre 10h e 16h é que tem a maior geração, mas o que produz a energia é a luz do dia, logo, ainda que o dia esteja nublado,ou até mesmo chovendo, haverá produção de energia do mesmo jeito. A diferença é que com o sol, a geração é maior, e tudo é calculado no projeto. “A intensidade do sol na cidade, por exemplo, faz diferença. Um projeto que gera aqui em Teresópolis, mas que for instalado no Rio, vai gerar mais, uma vez que os raios solares são mais fortes”, explica Pedro.

Os painéis solares
É muito comum a gente ver essas placas nas casas, os painéis solares que vão captar a luz do sol e transformar em energia através de um conversor. Nesses painéis que são instalados no telhado ou até mesmo no solo de acordo com o projeto, existem partículas que captam a luz do sol e jogam para o inversor. Do inversor ela passa direto para o relógio de luz bidirecional. A energia que foi captada e que o cliente passa a utilizar, retorna para a residência ou para fábrica, por exemplo, ou seja, deixa-se de pagar a energia da Enel uma vez que é usada a energia solar. “A geração de energia é muito maior do que você está consumindo, essa energia quando chega no relógio e volta, a sobra passa pelo relógio e entra para a rede, e isso vai para a companhia, por isso que é muito bom para a Enel, uma vez que a companhia tem que comprar energia fora do país para o abastecimento da população, então a energia que está sendo gerada aqui mesmo, é menos custo para a companhia. 

Sobre o consumo
“Essa energia que entra para a rede é do cliente e é contabilizada no relógio, no inversor e no aplicativo que você recebe, que mostra toda a relação que se tem, todo o gasto e é gerado o crédito que é seu durante cinco anos, porque quando anoitece o equipamento entra automaticamente em “stand by” e desliga, ele para de receber energia solar, quando ele desliga volta-se a receber a luz da Enel normalmente”, enfatiza Pedro Paixão. “Quando chega a conta de luz no final do mês, virá: ‘energia consumida’, é a energia que você usou durante a noite, ‘energia injetada’, é a energia que você mandou a sobra para a companhia durante o dia, a única coisa que virá cobrando na conta de luz é a taxa mínima do relógio, o consumo você se livra”. 
O cliente se livra desse consumo, pela compensação, e todo o projeto é feito baseando-se na conta de luz do cliente. A quantidade de placas instaladas também é baseada na conta de luz atual, de acordo com que a pessoa gasta, e da quantidade de beneficiários ela vai ter, porque sendo a mesma companhia de luz, no caso, Enel em Teresópolis, o cliente poderá ter várias residências e essa geração de energia é distribuída entre todas elas e com apenas uma instalação, como uma mini usina de distribuição, sendo a área rural com o maior número de instalações atualmente.

Mais sobre os projetos
A princípio, segundo o empresário,  a dificuldade era a credibilidade no sistema, e hoje já existem aproximadamente 200 projetos instalados na cidade e muitas referências entre grandes empresários e principalmente  entre os  produtores rurais. “As pessoas já estão se acostumando com essa nova tendência que são os painéis para a captação dessa energia. Em um projeto desse, a pessoa deixa de pagar conta de luz, pagando apenas a taxa mínima da companhia que é fixa e representa a manutenção da rede , mas o consumo que se gasta com a televisão ligada, geladeira, chuveiro elétrico, o sol paga pra você”, afirma Pedro.  A fatia do mercado ainda é muito pequena, representando apenas 2% no país. 

Dos benefícios
Além da geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável, vale ressaltar a valorização do imóvel podendo chegar a 25% a partir da instalação, além do desconto de até 75% no valor do IPTU. “O benefício na questão ambiental é grande, uma vez que é diminuído o consumo de água para a geração de energia comum. E o melhor de tudo, a pessoa pode fazer um projeto desse sem gastar nenhum centavo, muito pelo contrário, o cliente já começa com lucro”, lembra o empresário. 

Financiamento do projeto
“O projeto pode ser financiado em até 120 vezes, com seis meses de carência para começar a pagar, e as parcelas vem bem abaixo do que você paga de luz. A instalação demora cerca de um mês, o cliente desfruta de cinco meses de geração de energia solar e vai pagar só a taxa mínima. Daqui a seis meses vem a primeira parcela do financiamento , mas é menos do que se gasta de luz e com parcelas fixas, diferente da conta de luz que  não é fixa, somos passíveis de aumentos a todo instante”, pontua o profissional. 

Acompanhamento por aplicativo
O cliente recebe um aplicativo de celular e pode acompanhar exatamente quanto de energia foi gerado no dia, quanto foi gasto, quanto tem de crédito, quanto rendeu de lucro, de quanto foi a economia. A PS10 Solar Prime tem os melhores equipamentos do mercado, com garantia de 12 anos. A garantia é de 25 anos de geração de pelo menos 80% da energia. “O direcionamento das placas tem que estar sempre voltada para o norte que é onde tem a maior captação de geração da energia solar. Bairros populares também já aderiram ao projeto, mostrando que é acessível a todos os tipos de público e não somente á grandes residências ou corporativos. Quem pode fazer? Quem gasta luz”, enfatiza. “A Solar Prime é a maior empresa de energia solar do país, e a PS10 acaba de fechar uma parceria com o Banco do Brasil. Os grandes investidores já estão despertando pra isso. Não quero mais pagar conta de luz, e não vou gastar nada para fazer o projeto”, finaliza Pedro, lembrando ainda que o orçamento pode ser solicitado sem compromisso. A PS10 Solar Prime fica na Rua Heitor de Moura Estevão, 229, Ed. São Marino, sala 303. Telefone (21) 96910-3471. Instagran @solarprimeteresopolis e site ps10energiasolar.com.br 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE