Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PSF da Granja Guarani dá início ao Programa de Controle ao Tabagismo

Interessados em parar de fumar receberão orientação e acompanhamento de equipe especializada

Marcus Wagner

Os Postos de Saúde da Família de Teresópolis estão dando início ao novo formato do Programa de Controle ao Tabagismo no município com o trabalho de descentralização das ações.  O objetivo é oferecer orientação a quem deseja parar de fumar promovendo diversas ações através de profissionais capacitados nas unidades espalhadas pelo município. Nesta sexta, começa o trabalho de difusão das ações do programa, com palestras e seleção dos grupos, pela Unidade de Saúde da Granja Guarani (Alameda Maués, 269), a primeira a desenvolver o projeto. 
Haverá acompanhamento de um ano para quem busca se livrar do vício do fumo e ganhar qualidade de vida. Nossa reportagem conversou com as profissionais responsáveis pelo atendimento que explicaram como será desenvolvido o programa.
“Hoje o fumo é uma doença e é uma causa evitável de morte, está relacionado a vários tipos de câncer, a infarto, e nosso posto está sendo pioneiro na cidade nesse trabalho de fazer com que as pessoas parem de fumar. Vamos realizar nesta sexta-feira uma palestra de orientação e uma seleção de pacientes que venham participar do programa conosco. Nossa unidade já faz um trabalho antitabagismo nas consultas, pacientes já estão conseguindo diminuir o consumo de cigarros. O grupo vai ser importante porque vai abordar o cigarro de uma outra maneira porque o vício tem três pilares: a droga, o comportamental e o psicológico e será o trabalhados esses aspectos”, explicou a médica Olinda França.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabaco mata até metade de seus usuários, ou seja, mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, por isso a importância de se desenvolver ações contra o vício. A captação dos interessados no programa acontecerá em todas as unidades de saúde do município e na Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
Um dos grandes problemas que os profissionais de saúde identificam em quem quer para de fumar é a utilização de dispositivos ou medicamentos sem a orientação médica: “O cigarro eletrônico é um cigarro. Hoje existem estudos afirmando que ele é tão prejudicial quanto ao cigarro comum. Adesivos e medicamentos precisam de avaliação médica porque existem contraindicações e o paciente não poder estar fumando para usar esses medicamentos. Aqui daremos toda a ajuda neste sentido e vamos fazer a seleção para que seja um apoio e não uma complicação para a pessoa que queira parar de fumar”, explicou Olinda. 
As unidades de Albuquerque, Vargem Grande e Fonte Santa terão o começo das atividades na segunda semana de março. Todas as outras unidades vão oferecer o programa a partir do mês de abril. A captação dos interessados no programa acontecerá em todas as unidades de saúde do município e na Divisão de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
“Estamos convidando a todos que queiram parar de fumar, estamos de portas abertas para todos. Não é fácil, mas não é impossível. Vamos dar todo apoio e tenho certeza que todos vão conseguir”, afirmou a enfermeira Ana Lúcia.

Enfrentamento ao tabagismo
A década de 1970 foi o marco do inicio do enfrentamento ao tabagismo com a elaboração de um Guia Nacional de Tratamento e Controle do tabagismo. São 50 anos de luta contra essa epidemia que ameaça a saúde pública, se configurando como a terceira causa de morte evitável na história da humanidade.
A OMS afirma que o tabaco mata até metade de seus usuários, ou seja, mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE