Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Proteger Teresópolis” faz mapeamento de riscos no Perpétuo

Trabalho de campo foi acompanhado pelo Secretário de Defesa Civil e pelo juiz federal Carlo Márcio Taranto

Dando continuidade à segunda etapa do “Proteger Teresópolis”, nesta quinta-feira, 19, equipes da Defesa Civil Municipal e alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos estiveram no Perpétuo fazendo pesquisa de campo. O projeto une a Prefeitura e o Unifeso no mapeamento dos bairros mais vulneráveis aos desastres naturais. O objetivo é criar protocolos de prevenção e de socorro específicos para a realidade climática, topográfica e geológica de cada área.  O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Defesa Civil, coronel Albert Andrade, e pelo juiz Caio Marcio Taranto, titular da Vara Única Federal de Teresópolis, pelo coordenador do curso de Direito, Lucas Baffi, e pelo coordenador da Clínica de Direito do Unifeso, Raphael Vieira.    "O projeto tem um lado social muito forte e dá suporte para que o poder público possa construir com a comunidade uma cidade melhor. Apenas o estudo do universo real permite uma percepção exata do trabalho que deve ser feito e dos desafios envolvendo a necessidade de identificação dessas moradias e também de uma assistência do poder público aos mais necessitados", avaliou o juiz federal Cario Marcio Taranto.
A contribuição do projeto para a construção de um banco de dados para futuras políticas públicas de regularização fundiária também foi pontuada. "Uma das nossas maiores dificuldades é com relação à parte documental das propriedades no que diz respeito às desinterdições. Essa nova fase do Proteger Teresópolis nos dá oportunidade para, em parceria com a Clínica de Direito do Unifeso, aproveitar as informações colhidas para desenvolver um trabalho relacionado à regularização fundiária de Teresópolis", relatou o coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.

Em campo
Alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia, Medicina e de Enfermagem abordaram os moradores do Perpétuo para que respondessem um questionário socioeconômico, enquanto agentes da Defesa Civil faziam avaliações técnicas das vulnerabilidades da comunidade para deslizamentos de terra ou alagamentos. No formulário são identificadas situações como a existência de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, o grau de confiabilidade nas sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, se os moradores conhecem as rotas de fuga e os pontos de apoio se for preciso sair de casa em caso de chuva forte, entre outras.

Outros bairros
Lançada em junho, a coleta de dados da segunda etapa do Proteger Teresópolis começou pelo Pimentel, segue no Perpétuo e será levada ao Rosário, Santa Cecília, Barroso e Morro do Tiro. Para o presidente da Associação de Moradores do Perpétuo, Francisco Marques, o Proteger Teresópolis vai contribuir para que o poder público conheça melhor a realidade de sua comunidade. "Esse é um trabalho essencial para as pessoas verem as dificuldades de cada morador. A Defesa Civil fazendo isso, junto com o Unifeso, vai saber a real dificuldade de cada um e a Prefeitura poderá dar uma assistência melhor pra nossa comunidade", comentou ele, que também coordena o Núcleo de Defesa Civil Comunitária do Perpétuo.

Choque de realidade
Durante as visitas domiciliares, os universitários veem uma realidade desconhecida por muitos deles. "O Proteger Teresópolis é um choque de realidade tanto pra saber quantas pessoas precisam de ajuda como pra ver o quanto somos privilegiados", comentou Júlia Bergianti, do 10º período de Medicina. "E a gente consegue ajudar as famílias com orientações em várias questões, fazendo nossa parte como futuros médicos, enfermeiros, engenheiros, advogados. É bem gratificante", disse a colega de curso, Mariana de Oliveira Santos. "É uma experiência muito boa. Temos contato direto com a comunidade e vemos situações de vulnerabilidade que nos deixam emocionados", relatou Maria Cristina Santos Gomes, do curso de Enfermagem. "É muito inovador e incentivador. As pessoas entendem que estamos fazendo uma pesquisa para trazer dados tanto para a área de engenharia, de saúde, e tem agregado muito", completou Rayssa Peixoto, também cursando Enfermagem. "Temos uma realidade em Teresópolis muito complicada por tudo o que a gente vive e passa. Esse projeto tenta minimizar esses impactos e trazer uma melhor situação aos nossos semelhantes. Poder contribuir com a sociedade é muito gratificante", avaliou o estudante de Direito, João Filipe Coloneze.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE