Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Promessa de limpeza de quatro rios de Teresópolis adiada

Com proximidade do período de chuvas fortes, importante serviço pode ser ainda mais prejudicado

Como é sabido, os meses de novembro e dezembro são de grande volume de chuvas em Teresópolis, com muitos anos de registros precipitação intensa durante todo esse período, com o transbordamento de cursos d´água e escorregamentos de encostas nas comunidades mais propícias a esse tipo de situação. Para tentar minimizar os problemas da grande elevação dos rios, geralmente os locais de passagem da água das chuvas são limpos nos meses que antecedem o período de chuva. Dessa vez, porém, o governo estadual, em parceria com prefeitura de Teresópolis, parece não ter se atentando para os riscos: Com bastante atraso, o programa “Limpa Rio” foi anunciado há cerca de três semanas, com a presença do Governador Wilson Witzel e a promessa que seriam desobstruídos o Paquequer, Príncipe (Que nasce em Campo Grande e deságua na Cascata do Imbuí), Córrego Imbuí (Caleme) e São José (Bonsucesso). Porém, apesar da indicação que as máquinas estariam trabalhando a partir do último dia 21, até o momento nada aconteceu. Através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente informou que, “devido a questões administrativas do Inea, as ações do programa Limpa Rio serão iniciadas em Teresópolis nos próximos dias”. Logo em seguida, cobramos um posicionamento do órgão estadual sobre o assunto, recebendo uma resposta um pouco diferente. “O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que os trabalhos do Programa Limpa Rio foram iniciados na segunda-feira, 21, conforme cronograma, com serviços de batimetria, que medem o nível de assoreamento do canal”. Porém, nenhum funcionário foi visto realizando tal serviço e, mesmo empiricamente, se sabe que não é possível aprofundar tanto tal retirada de material de assoreamento por conta das construções permitidas praticamente dentro dos cursos d´água nas últimas décadas.
Quando o início de tal programa foi anunciado, O DIÁRIO alertou que tal limpeza é aguardada há anos e também que o problema é muito maior do que apenas os locais citados pelos políticos. Além de não informar quais trechos do Paquequer serão contemplados, por exemplo, moradores de bairros como Meudon e Ermitage, que todos os anos sofrem com transbordamentos de cursos d´água, se sentiram desprestigiados mais uma vez. Além disso, mesmo para os locais beneficiados ainda há dúvidas sobre o serviço que será realizado. Na semana passada, moradores da região da Cascata do Imbuí e Posse entraram em contato com a redação para tentar mais informações sobre o “Limpa Rio” e lembrar que não podem ser visitados apenas alguns trechos. “O anseio local é que o desassoreamento ocorra em toda a extensão do córrego, até o desabamento na cascata. A situação está terrível. Há uma floresta em todo o leito”, destacou o aposentado Cesar Fernandes, vizinho do rio Príncipe. Em 12 de Janeiro de 2011, tal curso d´água tomou proporções nunca vistas e causou a morte de dezenas de pessoas. Meses depois, questionáveis obras foram realizadas pelo Inea, que canalizou o rio em vários pontos, serviço que hoje impede o acesso de uma retroescavadeira, por exemplo. 
"São quase 100 km de curso de água que iremos recuperar para evitar enchentes e tragédias, como as de 2011. O Programa Limpa Rio é importante, porque são mais de 40 milhões de investimento, que devem ser destinados à área ambiental. Portanto, é fundamental para as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo", disse o governador Wilson Witzel. Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa para as localidades. A estimativa é de que a população beneficiada diretamente seja de cerca de 300 mil pessoas.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE