Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto itinerante de incentivo à leitura em Teresópolis

Carreta do Instituto Vida para Todos fica na Praça Olímpica até o próximo dia 22

Nesta quarta-feira (8), a Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea, recebeu a carreta Expolivro, um projeto de incentivo à leitura realizado pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) em parceria com a Associação das Igrejas da Obra Regional da Região 9. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Turismo. A “Expolivro- Paixão pela leitura” busca incentivar a paixão pelos livros em qualquer idade, é projeto de caráter cultural, social e educacional para estimular o hábito da leitura saudável. Com 14 metros de comprimento, a carreta é uma grande biblioteca e livraria, com cerca de cinco mil títulos. Oferece acomodação para até 70 pessoas em seu interior com telão, ar condicionado e cadeiras.  Além do acervo literário, a iniciativa promove ações sociais e culturais como teatro, contação de histórias e palestras.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento cultural, social e educativo das pessoas. O projeto é itinerante e passa por várias cidades do Brasil desde 1991 e tem sua primeira presença no Estado do Rio de Janeiro em Teresópolis. O idealizador do projeto, Pedro Dong participou da inauguração do projeto e relatou a O Diário importância desse trabalho. “Esse é um projeto da editora Árvore da Vida que publica vários livros para o público cristão infanto-juvenil. Em 1992 percebemos a necessidade de incentivar a leitura de cidade em cidade e também de aplicar alguns programas culturais e sociais e principalmente despertar nos jovens a paixão pela leitura”, relata.
Segundo Pedro, inicialmente o projeto foi baseado em seis ônibus adaptados que ofereciam serviços de livraria, biblioteca, teatro e exposições. Esses veículos percorreram todo o Brasil e chegaram a alguns países da América do sul. Apesar de todo o sucesso, os veículos envelheceram e havia a necessidade de reforma ou troca o que demandou um investimento inviável à época e o projeto foi abandonado temporariamente. Em 2019 o “Expolivro” foi retomado em uma Carreta especialmente idealizada, o que possibilitou a ampliação do espaço para comportar um pequeno anfiteatro com capacidade para até 50 pessoas e uma exposição de livros. A carreta já passou pelo interior de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e agora estaciona em Teresópolis, primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a receber o projeto.  

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Moradores da Fazendinha denunciam o estado precário da Rua Jaguaribe

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE