Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto da Defesa Civil vai ajudar na recuperação de casas interditadas

Programa "Engenharia do Bem" vai oferecer acompanhamento técnico gratuito em Teresópolis

Marcado para o próximo dia 14 o lançamento do projeto “Engenharia do Bem”, iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Civil. A proposta é oferecer acompanhamento técnico às pessoas que residem fora de áreas de risco e que têm suas casas interditadas, mas que não possuem recursos para contratar os serviços de um engenheiro para realizar a liberação do imóvel, dentro das exigências do Decreto Municipal 4.846/2017. Seguindo o previsto no Estatuto das Cidades, a Lei Nacional de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008) e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal 12.608/2012), o “Engenharia do Bem” é um programa de ações urbanístico-sociais, de engenharia e de geologia que pretende assegurar o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.
"Esse projeto visa colaborar para que as pessoas que tiveram que deixar suas casas possam fazer as reformas necessárias para retornar de forma segura e digna. São mais de três mil famílias que terão a oportunidade de recuperar seus lares. Sem dúvida, um grande ganho social para as famílias de Teresópolis", afirma o Prefeito Vinicius Claussen. “São casas que não estão em áreas de risco e por isso os proprietários não são contemplados pelo programa de aluguel social. O ‘Engenharia do Bem’ vem para suprir essa demanda, ajudando os moradores a recuperarem suas residências. Vamos reunir os presidentes de associações de moradores para apresentar a iniciativa e explicar como vai funcionar”, destaca o Coronel Albert Andrade, secretário municipal de Defesa Civil.
A proposta de implantação do “Engenharia do Bem” ainda no primeiro semestre de 2021 foi apresentada de forma resumida no dia 27 de fevereiro, durante o 1° Encontro de Líderes Comunitários com a Defesa Civil. Realizado no auditório da Igreja Lagoinha, na Várzea, o evento reuniu representantes de associações de moradores da cidade e do interior.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE