Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto Crocheterê quer levar vida e cores às árvores da Reta

Com apoio da CDL, grupo reúne artista da técnica manual para transformam peças de tricô e crochê em cenário estonteante

Anderson Duarte

A inspiração vem de uma iniciativa de intervenção artística urbana que já transformou espaços públicos pelo mundo inteiro em locais muito mais agradáveis e aconchegantes, e usa a técnica e a habilidade das agulhas para transformar o que era matéria-prima em cenários estonteantes. Em sua primeira edição, o Crocheterê vai trazer cor e vida à Reta durante todo o mês de julho e isso será possível com a produção de enfeites que vão cobrir todas as árvores das nossas avenidas principais. Cor e vida vão tomar conta do cenário central da cidade num verdadeiro mutirão social em prol da beleza e da autoestima. A ação é resultado do projeto artístico Crochê Urbano, idealizado por Marcia Filgueiras com inspiração no movimento “Yarn Bombing”. Ela foi viabilizada graças a adesão do grupo “Divas” e de voluntários de Teresópolis e Rio de Janeiro que vem, ao longo de meses, produzindo as minuciosas peças de crochê.
Nesta quinta-feira, 07, a idealizadora do projeto e o presidente do CDL, Igor Edelstein, estiveram no programa Jornal Diário na TV, da Diário TV, para explicar um pouco da inspiração e idealização desta primeira edição, que escolheu colorir as nossas árvores da Reta, o coração da nossa cidade. “Sou nascida e criada em Teresópolis, estou fora da cidade há quinze anos, mas assim que tive a inspiração deste projeto, imediatamente imaginei ele sendo realizado aqui em nossa cidade. Pensei e desenvolvi o projeto tendo como referência a nossa cidade e suas belezas inigualáveis. Acho que semear o amor por Teresópolis, incentivar o trabalho coletivo, resgatar e valorizar o fazer manual e abrir um espaço para expressão, está entra as nossas maiores missões com o Crochê Urbano. Aqui no Crocheterê, propomos um abraço à cidade, unindo de ponto a ponto a nossa comunidade e incentivando a criação de redes de colaboração em torno de interesses comuns”, enaltece Márcia.
Já Igor lembra da necessidade de todos nós apoiarmos e sermos replicadores do projeto. “Temos que aproveitar esse sentimento de mudança que experimentamos hoje aqui na cidade para também convocar a população a dar apoio para que esse belíssimo trabalho seja apreciado e respeitado por todos nós. E nós podemos fazer nossa parte, a empresa ou pessoa que deseja contribuir com esse projeto, por exemplo, ainda é possível através de contato com a CDL, temos muitas formas de contribuir. Lembramos que através de trabalho voluntário e doação de materiais como lãs, linhas, agulhas entre outros, assim como as pessoas que não dominam a técnica também podem participar com apoio no dia da instalação e na manutenção das obras. Gente, tem trabalho para todo mundo”, convoca Igor.
A idealizadora também lembra da capacidade propagadora que o projeto tem, assim como a sinergia com nossas características naturais. “O trabalho colaborativo nos faz refletir sobre o que podemos fazer quando nos unimos com um propósito. A cidade também é nossa, podemos e devemos contribuir com ela. A herança das artes manuais, transmitida entre gerações não deve ser esquecida. É um patrimônio cultural e está ligada intimamente ao DNA de nossa cidade. Que tal um pouco de inspiração para despertar o interesse por esses saberes?”, convoca Marcia. As obras ficarão expostas durante todo o mês de julho. E a ideia é que seja mais um atrativo turístico da cidade. O Crocheterê conta com o apoio da Prefeitura e das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, atestando a ação ecologicamente correta. O crochê pode ser uma forma de chamar atenção, já que às vezes, as pessoas passam por vários locais da cidade e não vem como é bonito ou um objeto, mas se você coloca algo de crochê, ela vai olhar. Você redireciona o olhar da pessoa. Se ninguém nota uma estátua e você coloca um cachecol nela, todo mundo vai olhar”, explica.

Nesta quinta-feira, 07, a idealizadora do projeto e o presidente do CDL, Igor Edelstein, estiveram no programa Jornal Diário na TV, da Diário TV, para explicar um pouco da inspiração e idealização desta primeira edição

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE