Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa Limpa Rio será retomado em Teresópolis

Governador Wilson Witzel estará no município para início de limpeza do Paquequer

Nesta segunda-feira (14), em evento na antiga fábrica da Sudamtex no Centro de Teresópolis, com a presença do governador Wilson Witzel, o vice-governador Cláudio Castro e a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, será retomado no estado o programa “Limpa Rio”. O Governo Estadual escolheu Teresópolis como primeiro município a ser contemplado com o programa, que prevê os serviços de desassoreamento e requalificação das margens dos rios Príncipe, Paquequer e o Córrego Imbuí. “O serviço será executado numa parceria da Prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente e, somado ao trabalho que temos intensificado de limpeza urbana, vai contribuir com o aumento da velocidade do curso d’água, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas”, diz o prefeito Vinicius Claussen.


Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa. O conjunto de intervenções beneficia os principais rios das localidades, em que foram registradas recorrências de inundações. A estimativa é de que cerca de 300 mil pessoas da Região Serrana sejam beneficiadas com as intervenções diretamente.

Cheque verde 
Além da retomada do programa estadual, o governo do estado também entregará, nesta segunda-feira (14), um cheque verde para a prefeitura de Teresópolis, para investimentos no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio do Fundo da Mata Atlântica, serão destinados mais de R$ 430 mil para a unidade de conservação. “O valor do cheque verde será usado para aquisição de veículos e equipamentos necessários para a manutenção do Parque”, afirma o Coronel Flávio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.
Com seus recém comemorados 10 anos de criação e com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. O Parque está situado na porção noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no Primeiro e Segundo Distritos e limitando-se com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
O Parque possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas onde se destacam as afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege muitas nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região. 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE