Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa estadual realiza primeiro transplante cardíaco de 2019

Expectativa é de que o número de atendimentos via PET cresça até 15% este ano

A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Saúde, realizou, na semana passada, o primeiro transplante cardíaco de 2019. O receptor, de 21 anos, sofria de miocardiopatia dilatada e foi operado no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. A cada ano, o número de transplantes feitos pelo PET aumenta no Rio de Janeiro. Em 2017, foram 642. Em 2018, 723, sendo 23 só de coração. Este ano, a expectativa é de que o número de procedimentos cresça até 15%. Para o coordenador do programa, Gabriel Teixeira, o PET vem, a cada ano, batendo recordes no número de transplantes por conta do trabalho desenvolvido nos hospitais pelas equipes envolvidas no processo.
– Temos comissões de profissionais dentro de várias unidades do Estado dedicados à questão da doação, e faz uma grande diferença para conseguir mais doadores. Idealmente, o processo começa com o acolhimento da família do possível doador assim que este chega ao hospital: se acontecer o pior, eles terão mais facilidade de assimilar a situação. O cuidado integral, na ponta, faz muita diferença. A gente tem uma rede de doação de transplante, com as comissões, ou uma cobertura mais regionalizada, que são as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), que dão suporte a um grupo de hospitais em determinadas regiões. E do ponto de vista logístico, como transporte e comunicação, não há nada que nos atrapalhe – explicou Teixeira.
Pela Legislação Brasileira, não existe nenhum documento que garanta, em 100%, que um declarado doador tenha seus órgãos e tecidos doados após sua morte. A palavra final é sempre dos familiares. Mesmo assim, a pessoa que tem essa intenção pode registrar de diversas maneiras que é um doador, o que ajuda na decisão dos familiares. Na plataforma Doe+Vida, criada pelo PET, a pessoa preenche um cadastro e ainda pode imprimir um cartão indicando que ela é doadora de órgãos e tecidos. Para mais informações sobre programa acesse os endereços eletrônicos www.transplante.rj.gov.br e www.doemaisvida.com.br ou baixe o aplicativo Doe+Vida, disponível no Google Play. Para ligação telefonica, o Disque-transplante é o 155. 
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE