Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa de Artesanato ultrapassa 13 mil cadastrados

Ação passou por 56 municípios fluminenses e entregou mais de 6 mil carteiras

O Programa de Artesanato Estadual, realizado pela Secretaria de Turismo, tem investido na organização do segmento. A iniciativa visa reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda, através de um mapeamento que identifica os artesãos. Depois de identificados e inscritos no programa profissional, eles passam a ter acesso a benefícios como capacitação, divulgação, comercialização e a Carteira Nacional do Artesão, que garante ao trabalhador a sua identidade. Foram entregues mais de seis mil carteiras em 56 municípios, entre eles Teresópolis. São mais de 13 mil cadastrados. 
A carteira não possui anuidades, nem taxa de adesão. Ela possibilita a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; acesso a incentivos fiscais (somente em alguns estados); isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito (parceria com a AgeRio); acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e contribuição como autônomo para fins previdenciários.
Secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix lembra que essa atividade econômica está presente em mais de 78% dos municípios do país. – O artesanato tem grande importância dentro do setor turístico, além de gerador de recursos e desenvolvimento regional. Ao absorver o Programa de Artesanato do Estado, a Secretaria de Turismo, além de intensificar as idas ao interior para cadastro dos profissionais, começou parcerias com os dirigentes dos principais pontos turísticos da capital para exposição e venda de peças de artesãos de todo o estado – disse Felix.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE