Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Profissionais da Saúde e Educação precisam ser concursados”

Vice na chapa do PSOL, Adriana Paganote defende mudança no esquema de contratação para melhorar prestação de serviços

Marcello Medeiros

Teve início nesta segunda-feira, 26, a série de entrevistas do Jornal O Diário e Diário TV com os candidatos a assumir a gestão do governo municipal a partir de janeiro de 2021. Até 12 de novembro, três dias antes do importante pleito, serão entrevistados todos os postulantes aos cargos de prefeito e vice, desta vez separadamente devido às regras de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19. A primeira a participar da conversa com o jornalista Marcus Wagner foi Adriana Paganote, vice na chapa de Rodrigo Koblitz pelo PSOL. A Assistente Social de 48 anos, mãe de três filhos, moradora do bairro do Fischer, que por muitos anos trabalhou no CRAS daquela comunidade, e onde teve despertado o interesse pela luta por mais políticas públicas, escolheu os temas Saúde e Educação para falar sobre suas propostas.
O primeiro tópico comentado foi sobre o momento vivido nas escolas, diante das incertezas sobre um possível retorno antes da liberação de uma vacina contra o novo coronavírus. “Precisamos dialogar juntos para saber quais medidas tomar, visto que em outros países que retornaram achando que estava tudo normal tiveram que fechar de novo. Sabemos que os pais e responsáveis estão precisando dessas escolas, nem todos podem ficar em home office, mas é preciso dialogar melhor com os professores e outros profissionais da educação”, pontuou, falando ainda da necessidade de mais investimentos na educação infantil e no EJA.
Outro ponto levantado por Adriana foi em relação ao esquema de contratação  empregado pelas últimas gestões. “Uma das coisas erradas é em relação às contratações provisórias. Não dá para ter estabilidade, autonomia profissional. A primeira coisa a se pensar é o concurso, o pessoal da educação tem que ser concursado”, enfatizou, citando ainda a necessidade de melhor diálogo em relação ao sistema de aulas virtuais que tem sido aplicado devido ao momento sanitário do país. “Muitos profissionais não tinham essa intimidade com a tecnologia, queremos saber se foram chamados, como foram tratados. Tudo tem que ser dialogado”. 
Adriana falou ainda da necessidade de uma Educação que funcione de forma integrada a outras pastas, como Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, entre outros, além das próprias comunidades. “Sobre a merenda, um dos pontos do nosso programa é que seja comprada dos agricultores, que se reforce a agricultura familiar de Teresópolis”, disse, completando com a questão das merendeiras. “Elas também têm que ser concursadas, não dá para ficar na mão de terceirizadas”.

Saúde em foco
“Sou usuária do sistema público, do SUS… Muita gente pensa saúde como ausência de doença e não é. Tem que se fazer trabalho integrado com todas as pastas, buscar qualidade de vida. Tem que se começar a pensar em ampliar esse atendimento a maior número de famílias de Teresópolis. Não tem que esperar chegar problema na família. E saúde da família é isso, trabalhar prevenção, qualidade de vida. Essas equipes vão fazer a diferença, inclusive desafogar o sistema. Não é preciso chegar nesses agravos todos. É o pilar para evitar esse congestionamento que a gente tem em Teresópolis”, destacou Adriana, destacando a ideia de uma saúde familiar mais forte e diferenciada de acordo com a região empregada. Assim como na Educação, para a vice na chapa do PSOL é preciso que sejam realizados mais concursos para a Saúde. “Do jeito que está não tem como fazer um trabalho contínuo, fortalecer os vínculos com a família. Além disso, os concursados contribuem com a Tereprev, outro ponto muito importante”, citou a candidata. 

As entrevistas
As sete candidaturas foram convocadas e receberam as instruções sobre a série de entrevistas em que devem utilizar o espaço cedido pela Diário TV para expor suas proposições para a cidade. As entrevistas serão realizadas na sede do Diário na Rua Carmela Dutra, 765, Agriões. Os candidatos a prefeito participaram de conversa de 45 minutos (três blocos de 15 minutos) e os candidatos a vice-prefeito 30 minutos (dois blocos de 15 minutos). Quanto aos assuntos que podem ser abordados, é dada liberdade aos entrevistados para que decorram sobre uma lista de temas previamente estipulados, obedecendo ao limite de três escolhas para os candidatos a prefeito e dois assuntos para os candidatos a vice-prefeito, uma para cada bloco. Ao final os candidatos terão três minutos para explanações de livre escolha. Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Diário TV em até 24h após a participação.

DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A VICE
26/10 – Adriana Paganote (vice do candidato Rodrigo Koblitz) 
27/10 – Ari Boulanger Scussel Junior (vice do candidato do Vinícius Claussen)
28/10 – Gilberto Prado * (vice do candidato Geraldo Menezes)
29/10 – José Mário (vice do candidato Alex Castellar)
30/10 – Leide Aparecida Gomes (vice do candidato Luiz Ribeiro)
02/11 – Norma Lima (vice do candidato Leandro Neves)
03/11 – Sergio Luis Monteiro Sampaio (vice do candidato Pedro Gil)

* Substituído do pelo candidato Valdecir do Nascimento após a definição da ordem das entrevistas

DATAS ENTREVISTAS – CANDIDATOS A PREFEITO
04/11 – Rodrigo Koblitz PSOL
05/11 – Vinícius Claussen PSC
06/11 – Geraldo Menezes PDT
09/10 – Alex Castellar DEM
10/11 – Luiz Ribeiro PSDB
11/11 – Leandro Neves AVANTE
12/11 – Pedro Gil PATRIOTA

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE