Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professores da Faetec recebem capacitação tecnológica

Para acompanhar os avanços da tecnologia, não há nada melhor que se qualificar com quem tem expertise no mercado.

Para acompanhar os avanços da tecnologia, não há nada melhor que se qualificar com quem tem expertise no mercado. Os professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Dejair Dutra e Alexandre Louzada compartilham dessa ideia e, por isso, garantiram sua vaga no programa acadêmico da Oracle, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os docentes, que este mês concluíram o primeiro módulo do curso, serão alguns dos multiplicadores do projeto que visa capacitar 2 mil educadores e atender até 30 mil alunos.

– Eu leciono diversas disciplinas dentro do curso de informática há mais de 10 anos na Escola Técnica Estadual República, e cheguei a pensar que não precisava fazer mais um curso sobre o assunto. Mas mudei de ideia porque fiquei interessado em saber o que mudou no mercado. E, para minha grande surpresa, e por sinal muito agradável, ao realizar o curso vi que era muito mais do que isso – conta o professor Dejair Dutra sobre sua experiência da aula.

Ele explica como a capacitação vai atualizar a sua forma de ministrar as aulas.

– Estou aprendendo a Linguagem de Programa em Java por outro prisma, pela visão da diversão, por meio do desenvolvimento de objetos animados e que ganham movimentos. Tornando, assim, a passagem de conhecimento de programação (que é tradicionalmente considerada difícil para o aluno abstrair) em uma etapa bem mais aprazível – vislumbra Dutra.

Com atuação em mais de 130 países e em mais de 1.500 instituições só no Brasil, o Programa Acadêmico da Oracle oferta conteúdos de Linguagens de Programação em SQL, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, entre outros temas.  A parceria prevê o treinamento de 160 professores, com a previsão de atingir um total de 2 mil profissionais a partir da atuação desses docentes como agentes multiplicadores do projeto.

O coordenador do curso Técnico de Informática para Internet na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, Alexandre Louzada, fez questão de participar da primeira turma do programa, embora tenha experiência na área.

– Para os profissionais da rede, é uma oportunidade valiosa de aprender e fortalecer conhecimentos e abordagens sobre programação e bancos de dados, que podem ser aplicados em diferentes disciplinas, inclusive em atividades interdisciplinares. Isso vai ajudar os alunos no seu aprendizado e na aplicação das Tecnologias de Informação em suas atividades acadêmicas e profissionais – destaca o professor Louzada.

Ao lado de 40 docentes da Faetec, Alexandre Louzada já alinha algumas ideias com os colegas para transformar a realidade das salas de aula.

– A experiência é ótima. Apesar do distanciamento (aula remota), a interação entre os colegas é muito boa. E muitas ideias já estão surgindo de projetos envolvendo o uso de jogos para ensinar programação e aplicar em atividades interdisciplinares envolvendo disciplinas técnicas e de formação geral – adianta o educador.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a busca pela atualização dos profissionais deve ser permanente.

– Com os nossos profissionais atualizados, as aulas de informática serão cada vez mais atrativas e dinâmicas. Além disso, estaremos oferecendo um currículo de computação acadêmica relevante para o mercado – garante o gestor.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE