Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Procon-RJ autua bancos por fazer clientes esperar por quase uma hora em fila

?O Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou operação de fiscalização em 14 agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander e Itaú nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/11). Os fiscais vistoriaram agências nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá para averiguar denúncias de consumidores. No Banco do Brasil de Madureira, a espera chegou a mais de 50 minutos, enquanto no Itaú de Maricá, um idoso teve que aguardar 45 minutos para ser atendido.

O Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou operação de fiscalização em 14 agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander e Itaú nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/11). Os fiscais vistoriaram agências nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá para averiguar denúncias de consumidores. No Banco do Brasil de Madureira, a espera chegou a mais de 50 minutos, enquanto no Itaú de Maricá, um idoso teve que aguardar 45 minutos para ser atendido.

Em 2020, o Procon-RJ recebeu mais de 110 denúncias de agências bancárias, sendo 72% delas sobre o tempo excessivo de espera em filas. A legislação dos municípios fiscalizados limita o tempo máximo para atendimento. Porém no Santander de Copacabana e Santa Cruz, no Itaú de Ipanema e Maricá e no Bradesco também de Maricá o tempo estava superior ao permitido por lei. Em sete dos locais verificados, os agentes identificaram fila na área externa das agências.

Outro problema grave encontrado pelos fiscais foi a ausência de algumas medidas para manter o distanciamento social entre os clientes, a fim de evitar a aglomeração e contaminação pela covid-19. No Bradesco do Maracanã, não havia interdição de assentos. Já no Itaú de Ipanema e Maricá, no Santander de Copacabana e na Caixa Econômica de Realengo e da Barra não existia marcação no chão, facilitando que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras nas filas.

Os agentes também constataram terminais de senhas inoperantes, ausência de caixa adaptado para cadeirantes, número insuficiente de assentos preferenciais, ausência de cartaz com informações sobre o tempo de fila e não autenticação eletrônica de pagamento no próprio boleto. Além disso, ausência de cartaz com telefone do Bacen, inexistência de guarda volume antes da porta-giratória e falta de informação sobre o não recebimento de contas de consumo. Ausência do cartaz obrigatório com o telefone do Procon-RJ e livro de reclamações sem autenticação da autarquia foram os outros problemas identificados pelos fiscais.

Além da ação no Rio de janeiro, Niterói e Maricá, servidores também verificaram como estavam o atendimento em agências bancárias no município de Campos dos Goytacazes. Tempo elevado de espera na fila para o atendimento, ausência de medidas para manter o distanciamento social e falta de informação aos consumidores foram os problemas identificados. Em uma das agências, uma idosa relatou que teve que aguardar 2 horas e 40 minutos para ser atendida.

Locais fiscalizados:
1-Banco Bradesco – Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio De Janeiro
2- Banco Do Brasil – Rua Dagmar Da Fonseca, 192, Madureira, Rio De Janeiro
3- Santander – Avenida Santa Cruz, 1320, Realengo, Rio De Janeiro
4- Santander – Avenida Nossa Senhora De Copacabana, 661, Copacabana, Rio De Janeiro
5- Caixa Econômica Federal – Avenida Santa Cruz, 1215, Realengo, Rio De Janeiro
6- Itaú – Rua Visconde De Irajá, 66, Ipanema, Rio De Janeiro
7- Banco Do Brasil – Avenida Das Américas, 4430, Barra, Rio De Janeiro
8- Itau – Rua Felipe Cardoso, 226 – Santa Cruz, Rio De Janeiro
9- Caixa Econômica Federal – Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3500, Barra, Rio De Janeiro
10- Santander – Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz, Rio De Janeiro
11 – Caixa Econômica – Rua Gavião Peixoto, 226, Icaraí, Niterói
12 – Banco do Brasil – Rua Presidente Backer, 54 lojas 101 e 102, Icaraí, Niterói
13 – Itaú – Rua Ribeiro de Almeida, 14, Centro, Maricá
14 – Bradesco – Rua Senador Macedo Soares, 44, Centro, Maricá 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE