Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de turismo aquecido com a chegada do Inverno

Empresários do setor trabalham para oferecer serviço diferenciado devido à pandemia

Nina Benedito

As temperaturas baixaram, mas a chegada do Inverno promete aquecer o clima para quem vive do Turismo em Teresópolis. E para quem gosta de frio, o Inverno por aqui não costuma decepcionar, com temperaturas que podem variar entre 9 e 11 graus, as noites sempre pedem um aconchego em volta de uma lareira, um bom vinho e uma comida reconfortante. Os visitantes começam a chegar e procurar hotéis e pousadas para aproveitar a paisagem e as atividades típicas da estação. As paisagens exuberantes e com uma extensa rede hoteleira e gastronômica, Teresópolis atrai muitos turistas nessa época do ano. A estação só começa na segunda-feira, 21, mas o mercado já está “aquecido”.
Vale ressaltar que muitos que vivem no Rio de Janeiro possuem uma segunda residência na Serra e a cidade acaba ficando bastante movimentada, o que favorece os mercados locais, empórios e delicatessens, já que as pessoas vão em busca de produtos típicos da época como vinho, pães, queijos e ingredientes para caldos e risotos, além de movimentarem o comércio varejista em busca de roupas de inverno. A procura por hotéis, pousadas e restaurantes garantem a manutenção de vários postos de trabalho e a circulação de dinheiro dentro da cidade.

Expectativa do setor
Segundo Pedro Alves, Presidente do Teresópolis Convention Bureau, a expectativa para o turismo com a chegada do Inverno é muito boa, apesar de estarmos vivendo uma situação de pandemia que ainda preocupa bastante. “Ela representa uma oportunidade da cidade ter uma melhoria efetiva na economia, porque a gente precisa muito disso, e eu acho que o principal fator é porque Teresópolis é uma cidade que tem uma força muito grande no turismo regional, que é um turismo que agora está ganhando força nesse contexto da pandemia, que é o deslocamento mais do núcleo familiar no próprio carro, para lugares próximos”, afirma Pedro. Teresópolis retoma com muita força nesse aspecto, pois é uma cidade que tem beleza natural, clima ameno e a gastronomia que é um ponto muito forte da cidade. “A gente tem uma gastronomia muito desenvolvida, muito preparada, é um atrativo muito grande. Tem a questão da segurança pública, já que somos uma das 10 cidades mais seguras do Brasil, então as pessoas vem pra cá também por isso, por esse sentimento de segurança”, completa.
“E dentro desse contexto de pandemia no turismo regional , a gente conseguiu fazer um dever de casa muito importante junto com o poder público, junto com o gabinete de crise, as instituições se mobilizaram, conseguiram fazer um alinhamento muito rápido e muito constante junto com a CDL, Sincomércio, ACIAT, e o próprio Teresópolis Convention, a gente conseguiu criar protocolos que facilitaram conseguir manter esse equilíbrio muito difícil entre a economia e a questão sanitária. Dentro desse aspecto, o Convention foi fundamental, porque ele desenvolveu e conseguiu implementar  junto com a secretaria de Saúde e com a Secretaria de Trabalho esse protocolo muito seguro, nos principais restaurantes, hotéis e pousadas”, relata ainda Pedro.


Os cuidados sanitários exigidos e que trazem segurança para visitantes e moradores já estão sendo praticados.  “O Le Canton é um grande exemplo disso, é um grande modelo de protocolo sanitário que traz muita segurança para quem vai lá. Isso tudo contribui demais para que Teresópolis seja um grande atrativo e seja um oásis, um refúgio para as pessoas conseguirem vir não só descansar um pouco, mas descansar com segurança”, pontua. “Acho que isso tudo gera uma oportunidade, mesmo em uma crise como essa que a gente está vivendo, então acho que a gente pode pontuar que além dos atrativos normais que a cidade tem, a gente tem  esse favorecimento do turismo regional que é muito fortalecido pela questão da gente ter um protocolo de segurança sanitária bem implementada aqui na cidade e a gente está bem preparado para lidar com essa questão que a gente está tendo que conviver”, atenta o Presidente do Teresópolis Convention Bureau.

Oportunidade
Talvez possamos ser turistas em nossa própria cidade, aproveitar esse momento para explorar e conhecer melhor “a nossa própria casa”. São inúmeras as opções de passeios ao ar livre, caminhadas, passeios á cavalo, escaladas e rapel, pesque e pague, almoços típicos da roça, fazendas para passar o dia em família, uma infinidade de atividades para curtir o inverno em Teresópolis. E para quem não quer sair de casa, a dica são os vários serviços de Delivery que vão desde petiscos ás mais variadas opções de pratos de inverno como massas, sopas e até kits de fondue.

Fondue e chocolate quente
Muito procurado nessa época do ano, o tradicional Fondue atrai não só os visitantes, mas os moradores da cidade. Com sua origem no rigoroso inverno da Suíça durante a Segunda Guerra Mundial, quando camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como descer para buscar mantimentos na cidade, a única opção era aproveitar o que sobrava. Derretiam restos de queijo e mergulhavam pedaços de pão amanhecido na mistura para matar a fome. Bem diferente dos dias de hoje, o Fondue tornou-se um prato elegante e aconchegante, ganhando outras versões ao longo dos tempos como o Fondue de carne e de chocolate.  Em Teresópolis podemos dizer que “foi dada a largada para a temporada de fondues”.
Outra iguaria bastante procurada durante as baixas temperaturas da serra é o chocolate quente, uma unanimidade quando o assunto é bebida para se aquecer. Com canela, café ou chantilly, o chocolate é consumido no Brasil inteiro. A origem do chocolate quente é bem antiga, os Maias levam o crédito por inventarem a bebida, mas dizem que foram os Astecas do século XVI que fizeram os europeus conhecerem essa bebida doce. 
Segue uma receitinha básica de “Chocolate Quente Cremoso” para te aquecer. Ingredientes: 2 xícaras de chá de leite, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 pedaço de canela em pau e 1 caixinha de creme de leite. Modo de preparo: Bata no liquidificador o leite, o chocolate e o açúcar. Despeje em uma panela com a canela em pau em fogo baixo até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogênio. Sirva quente.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE