Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de reabertura do comércio no dia 2 de junho em Teresópolis

Liberação gradual vai depender dos números de atendimentos e leitos ocupados nos próximos dias

Previsto para ser encerrado nesta segunda-feira, 25, o “lockdown de primeiro estágio”, que contempla medidas mais restritivas por parte do governo municipal como forma de reduzir a curva de contaminação do novo coronavírus no município, foi prorrogado por mais uma semana. Dessa forma, segue até a próxima segunda-feira, dia 1º de junho, o ponto mais polêmico de tal decreto assinado pelo prefeito Vinicius Claussen, o rodízio de circulação de acordo com o número final do Cadastro de Pessoa Física – ou seja, quem tem CPF com último número par só pode circular em dia par e o restante nos dias ímpares. Tal restrição não tem validade para profissionais de serviços considerados essenciais, que precisam portar o documento de “autorização para circulação” emitido através do site da prefeitura. Os já emitidos foram prorrogados automaticamente. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação, sendo mantida a desaceleração no número de novos casos após 1º de junho, a restrição de circulação por CPF deverá ser aplicada apenas para acesso aos estabelecimentos.
“O Gabinete de Crise prepara para colocar em prática o ‘Plano de retomada gradual e responsável das atividades econômicas’. A principal métrica que condiciona o avanço nesse plano continua sendo a taxa de ocupação de leitos. Esse planejamento foi apresentado também às autoridades do Judiciário e do Ministério Público do Rio de Janeiro em reunião na sexta-feira passada (22)”, informa ainda a Assessoria, que divulgou no início da noite desta segunda que, sendo possível o avanço da retomada das atividades, a reabertura será de acordo com as ondas anunciadas há cerca de duas semanas. “Essas ondas poderão ser pausadas, avançar ou até mesmo retroceder de acordo com a nota técnica semanal da Secretaria de Saúde, que passa a ser publicada agora toda segunda-feira”, explica o governo municipal. Foram considerados na avaliação para definição das ondas o potencial de aglomeração de pessoas, a circulação de ar, a incidência de sol, potencial de contágio e parecer opinativo elaborados por cada setor econômico.

Liberação gradual por “ondas”
1ª Onda: Avaliação prevista para 01/06, para início dia 02/06 – Prefeitura; comércio varejista (lojas de rua); prestadores de serviços; restaurantes, lanchonetes e bares; centro comercial; shopping sem atividades coletivas e recreativas.
2ª Onda: Avaliação prevista para 15/06, para início dia 16/06 – Atividades esportivas ao ar livre, com distanciamento; estúdios de atividades físicas de atendimento individual; Feirinha do Alto e Mercado Popular, com protocolos específicos.
3ª Onda: Avaliação prevista para 29/06, para início dia 30/06 – Atividades físicas em academias (sem aulas coletivas); cursos de formação, hotelaria (atividades com restrições).
Última onda: Prevista para o segundo semestre – Eventos coletivos; clubes; cinema; teatro; museus; casas de festas e eventos; parques; creches, escolas e faculdades; academias (todas as atividades).

Todos os leitos ocupados
De acordo com o último boletim divulgado pelo Gabinete de Crise, com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Teresópolis já tem 642 casos confirmados da Covid-19, além de outros 185 suspeitos. Até a tarde desta segunda-feira, 22 mortes registradas e outras duas em investigação. No mesmo período, já havia confirmação do novo coronavírus em 70 bairros ou localidades, sendo a Várzea o local com maior número de infectados, 69. Em seguida vem Alto, com 39, Agriões com 35, Barra do Imbuí com 35 e Tijuca com 29. Do interior, Santa Rosa lidera com 27 confirmações e um óbito. Outro dado preocupante é em relação ao número de leitos ocupados: 100% no caso da UTI, ou seja, os 20 contratados pelo município em hospitais locais. No fim de semana, um paciente local teria sido transferido para outra cidade por conta de tal lotação. Em relação aos leitos clínicos, a ocupação estava em 90,7%, 39 dos 43 disponíveis no Sistema Único de Saúde. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE