Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de dezembro chuvoso em Teresópolis

Sistema de monitoramente apontou que em 24 horas houve uma média de chuva de 25mm em Teresópolis

 

Marcus Wagner

Os dias chuvosos dos últimos dias vieram para ficar neste mês de dezembro em Teresópolis, de acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo com a possibilidade de o sol voltar a aparecer em alguns dias, a previsão é que neste final de ano o guarda-chuva seja item obrigatório para circular nas ruas da cidade, mantendo a tradição do clima para esta época. Mesmo quem não é especialista em meteorologia já percebeu que esse clima vai predominar por um bom tempo, porém o volume das águas não deverá ser intenso a ponto de causar enchentes. Atualmente, a Defesa Civil está em estado de vigilância, o que corresponde ao acompanhamento de chuva fraca a moderada.
De acordo com as informações obtidas através do portal do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Inmet, o período entre os dias 10 e 14 será o que menos há probabilidade de chover, mas daí por diante a tendência é de que as nuvens venham trazer água para a cidade. O órgão oferece a tendência climática até o dia 21, porém outras empresas especializadas vão além prevêem a continuidade do período chuvoso para a última semana do mês, com uma ligeira diminuição de intensidade a partir do dia 27.
Além da chuva, destaca-se ainda que as temperaturas na maior parte de dezembro deverão ficar abaixo da média histórica para o mês que é de 25 graus de máxima.

Chuva acumulada
Nos últimos dias, a chuva vem tomando conta da paisagem e o acumulado de 24 horas entre as tardes de quinta e sexta-feira, de acordo com o apurado pelo sistema de monitoramento do Inea, chegou a uma média de 27mm nos cinco pontos de medição, sendo que apenas no Comary chegou a atingir 42mm. Mesmo assim, a Defesa Civil divulgou boletins em que descreve apenas o estado de Vigilância, o mais baixo entre na escala que ainda tem os graus de Atenção, Alerta e Alarme.
Atualmente, as chuvas mais intensas têm atingido parte da Região Sudeste e estados do Centro Oeste. Os fenômenos climáticos têm causado estragos em cidades de Minas Gerais, com muitas enchentes inclusive na capital Belo Horizonte. Já a Região Serrana do Rio de Janeiro ainda permanece sem preocupação com a repetição dos graves problemas.

Falta de prevenção
Apesar de uma perspectiva de chuva dentro da normalidade para dezembro, não se pode deixar de lado a preocupação com a possibilidade de chuvas intensas durante o período do verão, já que o caos administrativo do município não trouxe nenhuma preparação para a possibilidade de ocorrências de emergência. A manutenção da rede de escoamento pluvial, aliado ao tratamento das vias fluviais, deveria ter acontecido, preferencialmente, nas estações mais secas do ano. Porém, assim como chove no Verão e faz frio no Inverno, a ação dos administradores públicos continua sendo ineficiente.
Para acompanhar o nível de chuva em Teresópolis, através dos pluviômetros instalados pela Defesa Civil em diversos bairros, acesse dcteresopolis.blog.br. Em diversos bairros, o órgão mantém ainda o sistema de alerta e alarme, onde as sirenes são acionadas quando o acúmulo de chuva pode causar problemas de deslizamento ou transbordamento de cursos d´água. Para mais informações, os telefones são 199 e 2742-7025.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE