Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Presidente da Câmara sugere criação do “Dia Municipal da Solidariedade”

Objetivo é mobilizar toda a cidade em campanha de doação de alimentos, cobertores e agasalhos para os afetados pela crise

O vereador Leonardo Vasconcellos encaminhou ao prefeito Vinícius Claussen pedido para que o próximo dia seis de julho, aniversário de 129 anos de Teresópolis, seja designado como o “Dia Municipal da Solidariedade”. A ideia do presidente da Câmara é mobilizar cidadãos, empresas e entidades na realização de uma grande campanha de arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos. “Caso a prefeitura encampe a nossa sugestão, todas as doações serão destinadas a socorrer organizações e projetos sociais, pessoas que vivem nas ruas, famílias em vulnerabilidade social, desempregados e trabalhadores informais sem renda, que são os mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus”, indica o presidente Leonardo. 
São várias as justificativas que embasam a proposta do vereador. Leonardo Vasconcellos explica que o estado de calamidade pública decretado pelo prefeito no dia 24 de março permanece em vigor, e que muitas famílias, afetadas pelas ações de isolamento social, continuam precisando de auxílio. Ele também menciona o aumento do número de desempregados por conta do corte de colaboradores e de demissões ocasionadas pelo fechamento de empresas, além da diminuição na oferta de trabalho para profissionais informais.  Outra preocupação é com as organizações e os projetos sociais que estão em dificuldade por conta da diminuição ou falta de doações para a manutenção das ações. Sobre os moradores de rua, além de fazer parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, estão à margem da prevenção ao coronavírus, têm a dificuldade de higienização e dependem de ajuda para se alimentar e vestir. 
“Até aqui, são muito modestas as ações da prefeitura na assistência aos que mais sofrem com a crise. Desde o início da pandemia, é a população que de fato vem ajudando aos mais necessitados, graças ao espírito solidário do nosso povo. A generosidade das pessoas tem sido a garantia de comida na mesa de tantas famílias”, enaltece.
O vereador acredita que no próximo dia seis de julho, feriado do aniversário do município, não haverá festividades que gerem aglomerações por conta da manutenção de medidas restritivas de proteção à saúde da população e de controle da pandemia. “Então, nós podemos trocar as festas e eventos comemorativos por um grande show de solidariedade, com a realização dessa campanha de cunho social e o engajamento de todos os cidadãos. É o que estou propondo para o aniversário da nossa cidade neste ano tão difícil”, explica.
O presidente do Legislativo esclarece que para formar a rede de solidariedade e promover a campanha, a prefeitura ficaria responsável por convocar a participação de cidadãos, empresários, empresas, igrejas, clubes de serviços, entidades de classe, sindicatos, associações de moradores e servidores públicos, todos mobilizados voluntariamente no trabalho de arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos, através de postos fixos e volantes determinados para receber as contribuições, que depois teriam sua distribuição conforme planejado com parceiros e colaboradores.
“A imprensa local, através dos jornais, rádios, tevês e internet, vem realizando extraordinário jornalismo colaborativo desde o início da pandemia. Tenho certeza de que todos os veículos de comunicação serão parceiros na divulgação, amplificando a importância da campanha”, antecipa. “Tomara que todos se animem, e que o prefeito acolha a nossa ideia. Fazer deste seis de julho, aniversário de 129 anos de Teresópolis, o Dia Municipal da Solidariedade, data mais que especial para unir e exaltar o nosso povo da cidade e do interior, celebrando a generosidade e o amor ao próximo, alimentando e aquecendo aos que muito precisam”, é o que espera o vereador Leonardo Vasconcellos, antecipando que a Câmara, além de propor a ação social, também quer participar ativamente.   

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE