Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Preocupação com doenças em alimentos de origem animal

Produtores rurais de Teresópolis recebem capacitação para prevenir casos de zoonoses

Profissionais da saúde e produtores rurais participaram da Jornada Científica “Situação da tuberculose/brucelose animal e a repercussão na saúde pública”, no Teatro Municipal, em Teresópolis. O objetivo foi mostrar a importância de prevenir e tratar doenças no gado leiteiro e de corte, que possam infectar a população consumidora. Os profissionais de saúde debateram os cuidados necessários para se evitar a contaminação e transmissão de tuberculose e brucelose em animais e nas pessoas. “O tema abordou a saúde animal e a saúde humana, destacando a importância de que se desenvolvam políticas públicas para que se evite risco para a população com a transmissão de determinadas doenças”, explicou o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural de Teresópolis, Fernando Mendes.
Por serem zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais) foi feita também a capacitação dos produtores rurais de leite e carne bovinos para que sejam tomados os cuidados necessários para proteger o seu gado e, assim, se evitar a comercialização de produtos infectados à população. “O assunto é extremamente importante para a saúde humana e animal. E hoje foi mostrado como o animal se contamina pelas doenças e a sua transmissão para as pessoas. É muito importante cuidar dessa origem para que a saúde da população não seja afetada”, comentou o produtor rural, Roberto Gomes.
O evento contou com palestras dos médicos veterinários Pedro Alberto e Leda Kimura, que mostraram as formas de cuidados e manejo do animal doente; e da médica Otília Lupi, falando sobre como a tuberculose e brucelose afetam o ser humano. A Jornada Científica foi uma parceria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através das secretarias de Saúde e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. “Hoje, a saúde pública envolve a medicina veterinária, a humana e a questão ambiental. Então, fizemos este primeiro evento em Teresópolis, de brucelose/tuberculose, para falar sobre a parte animal e sua relação com a parte humana”, concluiu o Presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Romulo Spinelli.

Brucelose e tuberculose animal
A brucelose é comum tanto para o gado de corte, como para o leiteiro. Porém, a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite, porque esta se dissemina pelo ar, urina e fezes e, portanto, as chances de infecção são maiores em rebanhos mais confinados. O controle da disseminação da brucelose e da tuberculose procura não só assegurar a saúde do animal, como também a saúde do produtor rural, de sua família, dos tratadores de gado e dos consumidores dos produtores de origem animal. É preciso enfatizar que estas doenças são transmitidas do animal para o homem quando ocorre o consumo de alimentos provenientes de animais infectados.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE