Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Preocupação com as chuvas fortes continua

Acumulado de precipitação pode gerar deslizamentos de encostas

Marcello Medeiros

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, mantém o estado de atenção para toda a cidade de Teresópolis nesta quinta-feira (14). O alerta irá durar até o próximo sábado (16). A Defesa Civil Municipal registrou ocorrências em alguns bairros de Teresópolis. A maioria deslizamentos de terra. Os casos aconteceram nos bairros Caxangá, Coréia, Granja Primor e Rosário. Riscos de quedas de árvores e de muros foram registrados nos bairros Tijuca, Várzea e Vargem Grande. Não houve registro de vítimas ou desabrigados. Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil conta com um sistema de alerta com 26 sirenes espalhadas pela cidade, acionadas remotamente ou no próprio local. Elas avisam aos moradores sobre a intensidade das chuvas e a necessidade de deixar as residências em área de risco e buscar os abrigos. “Nós ficamos o dia inteiro monitorando e entrando em contato com todos os centros de meteorologia do Brasil e, se por acaso, soubermos de alguma informação que precise passar para a população, nós vamos repassar. Nós queremos uma cidade segura e com pessoas podendo trabalhar e seguir com a vida”, disse o Secretário Defesa Civil e de Meio Ambiente, Flavio Castro.
Segundo dados indicados pelos pluviômetros do CEMADEN-RJ, entre o final da tarde de terça e o mesmo período de quarta-feira a região com a maior quantidade de chuva acumulada foi a da Coréia, 159,4mm. Em seguida, a comunidade vizinha Vale da Revolta, com 112,2mm. Do outro lado da Serra dos Cavalos, o Rosário registrou 68,4mm no período de 24 horas.
Através da Assessoria de Comunicação, a prefeitura divulgou nota pedindo aos moradores que evitem colocar o lixo na porta de suas residências e estabelecimentos comerciais nos próximos dias, devido a previsão é de chuvas moderadas a fortes em todo o Estado do Rio de Janeiro. “É preciso esperar que o período chuvoso forte passe para voltar à rotina de colocação em frente às residências, respeitando os horários de passagem dos caminhões”, pede o Secretário de Serviços Públicos, Beto Calixto.  
O problema é que o lixo colocado na rua acaba se espalhando e entupindo bueiros e provocando alagamentos. Outra questão é o lixo descartado em locais impróprios, que acaba no leito dos rios, e quando colocado em encostas, o pode acabar provocando deslizamentos. São situações preocupantes que o município tem visto repetir-se com frequência. “A população precisa fazer a parte dela e ajudar a manter a cidade limpa e evitar alagamentos. Não é raro encontrar sofás velhos, eletrodomésticos sem uso e restos de obra depositados em locais impróprios e, até mesmo, jogado próximos aos rios e em encostas. Além disso, temos muito trabalho para manter limpos os pontos que consideramos viciados, aqueles que a população usa como lixeira. Sem a ajuda do cidadão fica muito difícil manter a cidade limpa e evitar alagamentos”, alerta o Secretário, acrescentando que a coleta de lixo segue em ritmo normal.
 
Serviço de Alerta via SMS
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro já conta com 960 mil inscritos no serviço de alertas de riscos de desastres via SMS. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr., o sistema de alertas fortalece a missão de prevenir, reduzindo riscos decorrentes de chuvas e inundações. – Com esta ferramenta temos ampliado o alcance dos avisos. É um serviço de baixo custo que evita tragédias e salva vidas – disse. A Defesa Civil orienta que a população faça o cadastro, que é gratuito. Basta enviar o CEP da localidade para o número 40199 para receber os alertas. Com o mesmo número de celular, é possível cadastrar mais de um CEP, sendo uma mensagem por vez. 

Orientações sobre chuvas
Nesta quarta a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou orientações para evitar situações de risco por conta das fortes chuvas. Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle é uma das principais dicas do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes e mortes:
– No caso de inundações, a procura por lugar seguro também é a melhor alternativa, de preferencia em nível elevado do solo. Áreas alagadas ou inundadas não devem ser atravessadas a pé, já que há risco de choque, queda em buracos ou bueiros abertos, além da possibilidade de se contrair doenças.
– Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.
– Verifique se sua casa apresenta rachaduras, se as portas abrem e fecham com a mesma facilidade de antes, se há "estufamento" nos muros ou rachaduras no solo e se há água minando no pé da encosta. Caso constate as alterações acima, entre em contato com a Defesa Civil Municipal (199), informe as mudanças verificadas e atenda às orientações. Se houver risco de deslizamento, saia imediatamente de casa. Não se esqueça de desligar o gás e os disjuntores de energia elétrica.
– Caso resida em área suscetível a deslizamentos e inundações, certifique-se sobre a existência de uma rota de fuga para local seguro e fique atento aos alertas (SMS, sirenes). Prepare um kit com sua documentação, medicamentos controlados, material de higiene e limpeza básico e uma muda de roupas para o caso de ter que sair de casa.
– Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura de firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc. Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE