Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura vai mapear vagas de estacionamento

Objetivo é democratizar utilização dos espaços e reduzir movimento no trânsito

A partir desta terça-feira (04) a Secretaria de Segurança Pública realiza pesquisa para mapear os pontos de estacionamento de veículos existentes em via pública. O levantamento será feito nas principais ruas e avenidas entre os bairros do Alto e Várzea com o objetivo de identificar o número de vagas e saber a média de tempo de permanência dos carros e de rotatividade. “Através do número das placas, teremos ideia de quanto tempo o carro fica parado em determinado local. Esse trabalho visa a democratizar o estacionamento de veículos. A vaga é pública, portanto, não é certo que poucas pessoas ocupem esses espaços por longos períodos. Então, esse levantamento é para identificar o que realmente acontece”, explica Filipe Rebello, subsecretário de Ordem Pública.
Para a realização da pesquisa, oito colaboradores, devidamente identificados, circularão por ruas e avenidas neste trecho viário, anotando as placas dos veículos parados. As placas anotadas não serão divulgadas, nem sofrerão qualquer multa. A proposta é criar uma base de dados. Nessa nova etapa de análise do trânsito deve entrar em questão também uma “nova” modalidade de estacionamento em Teresópolis: A utilização de parte das lojas como local de parada de veículos. Apesar da delimitação de áreas no interior dos estabelecimentos para tal função, tecnicamente o comerciante está utilizando como preferenciais duas – e às vezes até mais – vagas para garantir seu negócio, visto que não é permitido estacionar nos acessos feitos pelas calçadas. 
Recentemente a secretaria municipal de Segurança Pública anunciou também uma nova etapa de fiscalização de motocicletas nas principais vias do centro. A ação visa coibir o estacionamento irregular nas ruas e avenidas da cidade, cumprindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro. “Desde o início do ano, a Guarda Civil Municipal está intensificando a fiscalização de motos estacionadas fora dos locais sinalizados para tal. Esse tipo de infração atrapalha as vagas destinadas a carros, principalmente de idosos e de deficientes. Entretanto, apenas a nossa notificação não estava surtindo o efeito que desejávamos, que é diminuir esse tipo de infração. Por isso, a partir das próximas ações, a Guarda Municipal não irá apenas notificar, mas também estaremos conduzindo as motocicletas estacionadas em locais inadequados para o depósito público municipal, em Três Córregos”, disse o subsecretário de Segurança Pública, Gil Wellington.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, em Teresópolis há cerca de 20 estacionamentos exclusivos para motos, oferecendo de 10 a 30 vagas cada. As motos que estavam em locais exclusivos para carros foram notificadas. “A orientação para os motociclistas é que estacionem de forma correta no local a eles destinado. Nas próximas ações, as motos fora da área identificada serão levadas para o depósito público municipal. O proprietário que for retirar a moto conduzida ao depósito deverá entrar em contato pelo telefone 2741-1169 para se informar sobre a documentação necessária para reaver o veículo”, concluiu o subsecretário Gil Wellington.

Lei das motos nas vagas
A presença de motos estacionadas entre carros, quando não provoca pequenas colisões, gera reclamações. E não é preciso andar muito para encontrar esses flagrantes. Nas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré os casos se multiplicam em vários pontos. A legislação de trânsito não tem qualquer proibição expressa para que os condutores de motos parem seus veículos nas vagas comuns. Isso, desde que não haja sinalização expressa com a dita proibição. A única previsão que se vê no Código de Trânsito Brasileiro é a que está no parágrafo 2º do Artigo 48. A lei diz que o estacionamento de veículos de duas rodas é feito perpendicularmente à guia da calçada. 
Por outro lado, a Lei é bem clara quanto às motos que param perto demais dos carros, situação que impede a movimentação ou a manobra do veículo estacionado. O Artigo 181, capítulo 15, no artigo décimo diz que: Estacionar o veículo “impedindo a movimentação de outro veículo”, é uma infração média, sujeita a penalidade de multa de R$ 137, com possível remoção do veículo. São computados quatro pontos na CNH do responsável. De acordo com as estatísticas do Detran RJ, o município tem emplacas hoje 19.644 motocicletas, 2.778 motonetas e 84 ciclomotores.

 


Recentemente a secretaria municipal de Segurança Pública anunciou também uma nova etapa de fiscalização de motocicletas nas principais vias do centro

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE