ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Prefeitura vai mapear vagas de estacionamento

Data: 04/06/2019

Nessa nova etapa de análise do trânsito deve entrar em questão também uma ?nova? modalidade de estacionamento em Teresópolis: A utilização de parte das lojas como local de parada de veículos - Gilberto Oliveira

A partir desta terça-feira (04) a Secretaria de Segurança Pública realiza pesquisa para mapear os pontos de estacionamento de veículos existentes em via pública. O levantamento será feito nas principais ruas e avenidas entre os bairros do Alto e Várzea com o objetivo de identificar o número de vagas e saber a média de tempo de permanência dos carros e de rotatividade. “Através do número das placas, teremos ideia de quanto tempo o carro fica parado em determinado local. Esse trabalho visa a democratizar o estacionamento de veículos. A vaga é pública, portanto, não é certo que poucas pessoas ocupem esses espaços por longos períodos. Então, esse levantamento é para identificar o que realmente acontece”, explica Filipe Rebello, subsecretário de Ordem Pública.
Para a realização da pesquisa, oito colaboradores, devidamente identificados, circularão por ruas e avenidas neste trecho viário, anotando as placas dos veículos parados. As placas anotadas não serão divulgadas, nem sofrerão qualquer multa. A proposta é criar uma base de dados. Nessa nova etapa de análise do trânsito deve entrar em questão também uma “nova” modalidade de estacionamento em Teresópolis: A utilização de parte das lojas como local de parada de veículos. Apesar da delimitação de áreas no interior dos estabelecimentos para tal função, tecnicamente o comerciante está utilizando como preferenciais duas – e às vezes até mais – vagas para garantir seu negócio, visto que não é permitido estacionar nos acessos feitos pelas calçadas. 
Recentemente a secretaria municipal de Segurança Pública anunciou também uma nova etapa de fiscalização de motocicletas nas principais vias do centro. A ação visa coibir o estacionamento irregular nas ruas e avenidas da cidade, cumprindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro. “Desde o início do ano, a Guarda Civil Municipal está intensificando a fiscalização de motos estacionadas fora dos locais sinalizados para tal. Esse tipo de infração atrapalha as vagas destinadas a carros, principalmente de idosos e de deficientes. Entretanto, apenas a nossa notificação não estava surtindo o efeito que desejávamos, que é diminuir esse tipo de infração. Por isso, a partir das próximas ações, a Guarda Municipal não irá apenas notificar, mas também estaremos conduzindo as motocicletas estacionadas em locais inadequados para o depósito público municipal, em Três Córregos”, disse o subsecretário de Segurança Pública, Gil Wellington.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, em Teresópolis há cerca de 20 estacionamentos exclusivos para motos, oferecendo de 10 a 30 vagas cada. As motos que estavam em locais exclusivos para carros foram notificadas. “A orientação para os motociclistas é que estacionem de forma correta no local a eles destinado. Nas próximas ações, as motos fora da área identificada serão levadas para o depósito público municipal. O proprietário que for retirar a moto conduzida ao depósito deverá entrar em contato pelo telefone 2741-1169 para se informar sobre a documentação necessária para reaver o veículo”, concluiu o subsecretário Gil Wellington.

Lei das motos nas vagas
A presença de motos estacionadas entre carros, quando não provoca pequenas colisões, gera reclamações. E não é preciso andar muito para encontrar esses flagrantes. Nas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré os casos se multiplicam em vários pontos. A legislação de trânsito não tem qualquer proibição expressa para que os condutores de motos parem seus veículos nas vagas comuns. Isso, desde que não haja sinalização expressa com a dita proibição. A única previsão que se vê no Código de Trânsito Brasileiro é a que está no parágrafo 2º do Artigo 48. A lei diz que o estacionamento de veículos de duas rodas é feito perpendicularmente à guia da calçada. 
Por outro lado, a Lei é bem clara quanto às motos que param perto demais dos carros, situação que impede a movimentação ou a manobra do veículo estacionado. O Artigo 181, capítulo 15, no artigo décimo diz que: Estacionar o veículo “impedindo a movimentação de outro veículo”, é uma infração média, sujeita a penalidade de multa de R$ 137, com possível remoção do veículo. São computados quatro pontos na CNH do responsável. De acordo com as estatísticas do Detran RJ, o município tem emplacas hoje 19.644 motocicletas, 2.778 motonetas e 84 ciclomotores.

 


Recentemente a secretaria municipal de Segurança Pública anunciou também uma nova etapa de fiscalização de motocicletas nas principais vias do centro

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Trabalho e Renda divulga 642 oportunidades de emprego no Rio

Sine divulga 161 vagas de emprego

Detran realiza novo mutirão de atendimento

Estudantes premiadas em concurso de redação do Rotary

Saúde lança campanha de prevenção e vacinação contra Covid-19

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy