Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura pode tomar medidas mais drásticas para desocupação de praças

Apesar de decreto proibindo a utilização desses espaços, muitos continuam com atividades de lazer normalmente

Em edição extra do Diário Oficial do município, publicada no final da noite da última quinta-feira (19), saiu o Decreto de número 5.620/20, assinado pelo prefeito Vinicius Claussen, com novos trâmites para tentar reduzir as chances de propagação do coronavírus em Teresópolis. Entre os artigos, o de número informa que “fica proibida a permanência nas praças públicas do município, do dia 19 de março até o dia 02 de abril de 2020, devendo os cidadãos saírem às ruas apenas para atividades inadiáveis ligadas à alimentação, saúde e trabalho”. Porém, apesar da necessária intervenção, nesta sexta-feira grande número de teresopolitanos continuou utilizando essas áreas de lazer normalmente. Apesar da redução do fluxo em relação a dias normais, registramos pessoas jogando cartas na Praça da Matriz de Santa Teresa (dois grandes grupos, aliás), jogando futsal ou praticando outros esportes no bairro de São Pedro e muitas crianças usando brinquedos em todos os locais visitados. Sobre o contínuo desrespeito à determinação, e consequentemente ampliação dos riscos para toda a população, a prefeitura informou no final da tarde de ontem que está sendo produzido um comunicado que será divulgado em carros de sons recomendando que as pessoas fiquem em casa, evitando aglomerações em locais públicos. “A PM também vai divulgar esse comunicado para a população. Outras medidas estão sendo avaliadas pelo Poder Público Municipal”, explicou ainda a nota encaminhada para a redação do jornal O Diário e Diário TV.
Com a publicação da determinação para que as praças não sejam utilizadas como espaço de lazer, muitos internautas se posicionaram sobre o tema. “É muito triste a ignorância da população que insiste em sair de casa nesse momento tão grave que estamos vivendo. Precisei sair, depois de seisdias dentro de casa e fiquei assustada, triste e até com raiva ao ver a quantidade de gente, idoso, jovens, circulando normalmente”, pontuou Silvana Ribeiro na página do Diário no Facebook. “Fiquem de olho nos bairros! Estou há 16 dias em autoexílio, mas ouço o povo batendo papo no ponto de ônibus! Deveria ter um 0800 p comunicarmos descumprimentos!”, enfatizou Deusa Yasmin Más. “Muitos idosos na praça de Santa Teresa. Idosos fiquem em casa! O poder público está orientando, façam a sua parte!”, completou Monica Fernandes. “As pessoas têm que se conscientizar que a coisa é grave, vamos nos preocupar uns com os outros neste momento se não tem nada importante para fazer na rua fiquem em casa por favor“, destacou Sandra Souza.

Outras determinações do Decreto 5.620
O Decreto Municipal 5.260 cria, em caráter excepcional e temporário, o Centro de Atendimento 24h contra o coronavírus. Instalada no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea, a unidade começou a funcionar nesta quinta, 19. Até às 19h deste primeiro dia de funcionamento, já haviam sido atendidas 107 pessoas, sendo apenas 15 diagnosticadas como caso suspeito. Tendo em vista o panorama nacional, e em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, o Decreto Municipal 5.260/2020:
– Suspende, por tempo indeterminado, os atendimentos ambulatoriais eletivos de pacientes estáveis nos PSFs e unidades de saúde públicas, privadas e universitárias.  
– Mantém somente os atendimentos ambulatoriais aos pacientes em pós-operatório das especialidades médicas de cirurgia geral; cirurgia pediátrica; oftalmologia; ortopedia adulto e pediátrica; neurocirurgia; proctologia; urologia e de cirurgia bucomaxilofacial.
– Mantém, ainda, os atendimentos ambulatoriais de cardiologia, oncologia, pré-natal, psiquiatria e psicologia e dos pacientes que tenham risco de descompensação ou deterioração clínica, assim como os atendimentos nos setores de imunização (vacinação) e o acesso às receitas da prescrição de uso contínuo.
– Suspende, por tempo indeterminado, a realização de vários exames, como radiografias; ultrassonografias; ecocardiogramas; mamografias; tomografias computadorizadas; ressonâncias magnéticas; doppler vascular; teste ergométrico; endoscopia; eletrocardiograma e exames laboratoriais.
 – Prorroga para o dia 31 de julho de 2020 a taxa dos expositores da Feirinha do Alto (DAM), devido ao seu fechamento excepcional e temporário, e determina a cobrança em valor proporcional aos dias de funcionamento.  

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE