Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura paga primeiro auxílio aluguel para mulher vítima de violência

Lei do Vereador Leonardo Vasconcellos garante apoio para pessoas atendidas pela Secretaria da Mulher

O Prefeito Vinicius Claussen assinou nesta terça-feira, 09, o documento que autoriza o pagamento do primeiro auxílio aluguel a ser pago para mulher vítima de violência. O benefício tem validade de 12 meses prorrogáveis por mais 12 e oferece à vítima a oportunidade de deixar a convivência com o agressor, encerrando o ciclo de violência, e de se estabelecer com os filhos em local seguro. Com 25 anos, a vítima em questão era moradora da Fonte Santa, vinha sofrendo ameaça de morte pelo companheiro e chegou a ser violentada sexualmente.

O benefício é resultado da Lei 3.842/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vasconcelos, regulamentada pelo executivo em janeiro pelo Decreto Municipal 5.247/2021. A lei prevê não apenas o recurso financeiro, mas também o acompanhamento das assistidas pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social. “É uma notícia que me emociona e nos traz esperança. Lei municipal de minha autoria que determina a concessão de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência saiu efetivamente do papel. O prefeito Vinicius assinou a concessão do primeiro benefício para uma mulher de Teresópolis vítima de violência doméstica em situação de extrema vulnerabilidade. Amparada pelo poder público, agora, ao lado dos filhos, ela começa a construir uma nova história. Que Deus a abençoe”, publicou o vereador na rede social Facebook.

Atendimento
A secretária da Secretaria da Mulher, Margareth Rosi, explica que, para ter direito ao benefício, a mulher tem que estar referenciada na Secretaria. Ou seja: com atendimento e acompanhamento da equipe técnica da secretaria, onde é feito um estudo de caso, com o histórico social dessa mulher. "Com esse benefício, estamos possibilitando a essa mulher e seus filhos deixar o ambiente de violência em que vivem e oferecendo para a família uma oportunidade de recomeço. É compromisso da nossa gestão criar políticas públicas para acolher, proteger e dar oportunidades para essas mulheres", afirma o Prefeito Vinicius Claussen.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE