Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura nega novo fechamento do comércio por conta da pandemia

Informação oficial é que não existe nenhuma previsão para retomada de medidas mais restritivas no município

Há cerca de uma semana vem circulando em redes sociais, principalmente em grupos de Whatsapp, informações como “a prefeitura de Teresópolis vai fechar todo o comércio novamente”, “que estavam esperando somente passar as eleições”, “que ninguém está respeitando as exigências para diminuir as chances de pegar o coronavírus”, entre outras afirmações relacionadas aos problemas gerados pela pandemia da Covid-19 no município. Buscando esclarecer os fatos e orientar os teresopolitanos como proceder nesse momento crítico que vive a humanidade por conta desse vírus, que pode ser mortal, entramos em contato com o governo municipal para saber se existe a possibilidade de os lojistas serem obrigados a fechar suas portas novamente – o que gerou dezenas de CNPJs encerrados e pessoas desempregadas nos primeiros meses da pandemia. Em nota encaminhada para a redação do jornal O Diário e Diário TV, a prefeitura negou tal procedimento e reforçou que são apenas boatos, ou “fake news”, como vem sendo trabalhada a disseminação de notícias inverídicas na atualidade. “A Prefeitura informa que todas as medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminação do novo coronavírus estão enumeradas nos decretos municipais publicados em Diário Oficial eletrônico. O decreto mais recente, renovando as medidas restritivas já tomadas, foi publicado na última quinta-feira, 19, com validade até o próximo dia 27. Sendo assim, não existe nenhuma previsão de fechamento do comércio”, explicou a PMT.
Ou seja, até segunda ordem não existe nenhuma informação sobre novo fechamento dos estabelecimentos comerciais para se evitar a propagação da Covid-19 em Teresópolis. O que continua em curso são restrições como a proibição de realização de eventos, aglomerações, ocupação reduzida em estabelecimentos comerciais como lojas, hotéis e pousadas, exigência da medição de temperatura para acessos nos shoppings, entre outras poucas cobranças relacionadas ao momento de atenção sanitária. Importante frisar também, que recentemente, o governo permitiu a retomada do horário normal de funcionamento de estabelecimentos comerciais e indústrias. A própria PMT voltou ao antigo esquema de trabalho. “A partir desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Teresópolis volta a funcionar, com expediente e atendimento ao público, de 9h às 18h. A medida, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial Eletrônico do município visa à retomada responsável e gradual dos serviços públicos”, divulgou a Assessoria de Comunicação ontem.

Quase 10 mil casos
Independente se a informação sobre possível fechamento do comércio é falsa ou não, importante atentar para o fato de grande parcela da população continuar agindo como se a pandemia tivesse deixado de existir. É cada vez maior o número de pessoas circulando sem máscaras, principalmente nos bairros mais afastados do Centro, e os flagrantes de aglomerações têm sido comuns. Basta passar na Praça Olímpica Luís de Camões às sextas-feiras à noite. Por outro lado, é cada vez maior o número de casos confirmados no município. Já são quase 10 mil, sendo que quase dois mil ainda estão ativos. Em relação às mortes, até o início da noite desta segunda-feira eram 189 confirmados e outros 12 óbitos estavam em investigação. O número de leitos de UTI ocupados não tem saído do vermelho nas últimas semanas, ficando sempre acima de 90%.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE