Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura não foi notificada sobre capacidade dos cemitérios

Comando Militar do Leste está fazendo planejamento para atuar em caso de necessidade de grande número de sepultamentos

Desde o início do mês, o Exército Brasileiro tem enviado ofício para as prefeituras do estado do Rio de Janeiro pedindo informações sobre o número de cemitérios, de sepulturas e a capacidade de enterros diários de cada município. Em nota, o órgão informou que o objetivo do ofício enviado foi “tão somente coletar dados para um dos cenários levantados”, dentro das possibilidades que podem vir a acontecer no decorrer da atual pandemia do novo coronavírus. A situação teve grande repercussão nesta quinta-feira, após o prefeito do município de Três Rios, Josimar Salles, divulgar vídeo em rede social falando sobre tal documento. “Diante de um documento como esse, vindo de uma instituição das mais respeitadas do Brasil, o Exército Brasileiro, pedindo informações sobre o número de cemitérios, o número de sepulturas, a nossa capacidade para poder sepultar pessoas, eu não posso, de forma alguma, afrouxar as nossas medidas. Porque se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo um levantamento estatístico justamente diante a uma possibilidade de um caos na nossa saúde pública. Não apenas no Brasil, mas nós estamos acompanhando no mundo”, disse o político. Teresópolis, porém, ainda não entrou nessa lista de atenção do Comando Militar do Leste. Até o momento foi registrado um óbito no município. Segundo informado pela Assessoria de Comunicação, a Prefeitura ainda não recebeu tal documento. Questionada pelo Diário sobre a capacidade de atendimento nos campos santos, a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pelos sepultamentos, informou que realiza em média quatro por dia, dependendo da demanda natural de óbitos. “Utilizando o mesmo quadro de funcionários, o município tem capacidade máxima de realizar até sete sepultamos diário”, explica a pasta.
O Comando Conjunto Leste, ativado pelo Ministério da Defesa no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, informou ainda que planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade. O órgão afirma que está “atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia”, reiterando o empenho no combate ao coronavírus em colaboração com outros órgãos e agências.

Restrições nos cemitérios
Seguindo as medidas recomendadas pelos protocolos dos governos estadual e federal, e em atendimento aos decretos municipais assinados pelo prefeito Vinicius Claussen para prevenir a disseminação do novo coronavírus, a prefeitura de Teresópolis informou que enquanto estiverem em vigor as medidas restritivas de aglomeração de pessoas, estão suspensas as visitas aos cemitérios municipais, tanto aos túmulos quanto aos setores administrativos. Está mantido apenas o atendimento dos serviços de sepultamento, que serão agendados por telefone. “Nos casos de sepultamentos, para evitar aglomeração não serão realizados velório ou qualquer tipo de cerimonial de despedida. A orientação para os familiares é que o menor número possível de pessoas acompanhe o cortejo”, informou a PMT, em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação em meados do mês passado.
As medidas valem para todos os nove campos santos do município: Carlinda Berlim (Caingá), no Vale do Paraíso; Canoas, Venda Nova, Bonsucesso, Vieira e Rio Preto, no Terceiro Distrito; Vale Alpino (antigo Córrego Sujo), Santa Rita (Cruzeiro) e Serra do Capim, no Segundo Distrito. O telefone de plantão do Carlinda Berlim, que concentra informações sobre os outros oito cemitérios municipais, é o 2742-5774. “A Prefeitura pede a colaboração de todos neste momento de responsabilidade social para conter a proliferação do novo coronavírus e pela preservação da vida”, destaca ainda o documento.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE