Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura instala escovódromo no Cemusa

Objetivo é atender alunos de creches e escolas municipais no projeto "Escola Sorriso"

A Clínica Odontológica Mario Struck, no Cemusa, no bairro de São Pedro, ganhou nesta quinta-feira (4), um escovódromo do Projeto Escola Sorriso. Elaborado pela Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde, através do Departamento de Odontologia e do Programa Saúde na Escola, o projeto integra o Plano Municipal de Saúde Bucal e aponta a higiene oral e o incentivo ao autocuidado como ações fundamentais para a prevenção de doenças bucais na infância. A inauguração do escovódromo contou com a presença de 20 alunos do 4º ano do Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), localizado no bairro de São Pedro. As crianças, além de participarem de atividades lúdicas com escovação e limpeza com fio dental em uma grande dentadura, realizaram escovação nos próprios dentes e receberam um kit para complementar os cuidados com a saúde bucal em casa.
Estrela Pereira de Souza, de 11 anos, explicou como vai usar o kit que recebeu. “Vou fazer o que eles me ensinaram e vou usar o kit que eu ganhei pra cuidar dos dentes em casa direitinho”, disse. Já Giovane Pacheco, de 9 anos, gostou de tudo que aprendeu com o escovódromo. “A gente escovou os dentes, passou fio dental e colocou um remedinho no dente também. Eu gostei de tudo isso porque vou cuidar melhor dos meus dentes”, finalizou.

Escovódromo – Projeto Escola Sorriso
O escovódromo do Projeto Escola Sorrindo é um trabalho conjunto das secretarias municipais de Saúde e de Educação e do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos) abrange atividades lúdicas educativas, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e exame da cavidade oral em crianças e adolescentes de creches e escolas municipais. As ações acontecerão no escovódromo do Projeto Escola Sorrindo, montado com equipamentos conjunto de pias e espelhos. Quando necessário, serão agendadas consultas para tratamento na Clínica Odontológica do Cemusa, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ou em outras unidades da rede municipal de Saúde Bucal.
Para a diretora do departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Liliana Barbosa de Moraes, a inauguração do escovódromo traz um grande diferencial para a saúde bucal na cidade. “Agora, temos um espaço onde as crianças das escolas serão acolhidas. Faremos um trabalho de educação em saúde bucal prevenindo as doenças e transformando essas crianças em multiplicadores”, concluiu.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE