Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura inicia recadastramento de sepulturas e jazigos

Famílias que possuem concessões devem atualizar dados para não perder espaços nos campos-santos

Teve início esta semana chamamento público para recadastramento de sepulturas e jazigos perpétuos dos nove cemitérios municipais de Teresópolis. A ação é realizada pela secretara de Serviços Públicos, pasta responsável pela administração dos cemitérios municipais, e compreende famílias que possuem concessão de sepulturas e jazigos perpétuos nos cemitérios municipais de Canoas, Venda Nova, Bonsucesso, Vieira, Rio Preto, Vale Alpino, Santa Rita, Serra do Capim e Carlinda Berlim, mais conhecido como Caingá. O atendimento está sendo feito na administração do principal campo-santo do município, no bairro da Prata. 
Para o recadastramento, com o objetivo de atualização dos túmulos e adequação dos cemitérios às normas vigentes, os titulares terão prazo de 180 dias, a partir desta semana, para apresentar os documentos originais e fornecer cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de titularidade, contato telefônico ou e-mail. No caso do concessionário já ter falecido, deverá comparecer os herdeiros/ sucessores para o devido recadastramento.
O atendimento acontece as segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h, para as titularidades referentes ao Caingá e terças e quintas-feiras, também das 10h às 16h, para as titularidades dos cemitérios do Segundo e Terceiro Distritos. No caso dos cemitérios do interior, os responsáveis devem apresentar também foto já impressa da sepultura de origem visualizando a nova numeração. 

Número de sepulturas
De acordo com o último levantamento obtido pelo jornal O Diário, o principal cemitério do município tem 3.465 sepulturas e 2.247 covas rasas. Em relação a esses tipos de jazigo, o Caingá deve hoje ter o mesmo número porque não houve ampliação nesse sentido. Porém, nos últimos anos foram construídas centenas de gavetas e nichos para acompanhar o crescimento populacional do município. Nos dados que tivemos acesso, já eram 1.942 gavetas e 1.522 nichos. 
Em relação aos campos santos do interior, os últimos números divulgados mostravam o seguinte: Venda Nova – 256 Sepulturas, 109 covas rasas; Bonsucesso – 450 sepulturas e 32 covas rasas; Vieira – 350 sepulturas, 63 covas rasas; Vale Alpino – 25 sepulturas, 61 covas rasas; Canoas – 14 sepulturas, 67 covas rasas; Rio Preto – 34 Sepulturas, 88 covas rasas; Santa Rita – 50 sepulturas, 250 covas rasas; Serra do Capim – 21 sepulturas, 135 covas rasas.

Comércio
Além dos trâmites divulgados pela prefeitura esta semana, o recadastramento é necessário para garantir que a titularidade seja mantida aos concessionários e que não aconteça, por exemplo, o comércio ilegal de sepulturas. Em meados dos anos 2000, um servidor público municipal foi denunciado porque estaria comercializando irregularmente locais para sepultamento nos cemitérios locais. Cada túmulo obtido clandestinamente custaria algo em torno de R$ 20 mil. Logo após denúncia e afastamento de tal pessoa da função, aconteceu um assalto na administração do Caingá, quando os ladrões levaram os livros de registro e computador com os mesmos dados.
Quando uma sepultura é abandonada, ou toda família concessionária já morreu, por exemplo, é preciso realizar um longo processo confirmando a inexistência de continuidade e liberação para que outros possam assumir a titularidade e pagar as devidas taxas anuais ao governo municipal. Dessa forma, os restos mortais podem ser encaminhados para os nichos no mesmo campo-santo.

Cemitérios menores
No final dos anos 2000, O Diário produziu uma série de reportagens mostrando a situação dos cemitérios e registrando locais conhecidos somente por moradores da região. Na estrada Isaías Vidal, próximo ao número 4200, fica localizado o cemitério de Canoas, em frente a escola municipal Paulino Custódio e atrás da Capela do Menino Jesus, igreja que, aliás, também é bem antiga. A primeira foi levantada em 1884. De 1941 a 2000 foi reconstruída e passou por diversas reformas até chegar ao prédio atual, ampliado em 2003.
Construído em um terreno doado pela família Queiroz, do Terceiro Distrito, o cemitério de Venda Nova está localizado no quilômetro 15 da Teresópolis-Friburgo, atrás da igreja de Nossa Senhora da Conceição. As primeiras sepulturas datam de 1877.  Um dos menores do município é o de Vale Alpino (antigo Córrego Sujo), com 25 sepulturas e 61 covas rasas. Fica ao lado do novo templo da igreja de Nossa Senhora da Conceição. O antigo, um pouco mais afastado, data de 1912. Também no Terceiro Distrito, há campos-santos em Vieira, no quilômetro 36 da Teresópolis junto a igreja de Santa Luzia, e Bonsucesso, no 28, atrás da igreja de Estrelinha. 
No Segundo Distrito, o cemitério de Santa Rita fica em frente a igreja de Santa Rita de Cássia, no morro do outro lado da estrada. Depois de atravessar uma pequena ponte de madeira, a rua segue pela direita, próximo ao sítio San Fernando. Naquela região do município, funcionam ainda os cemitérios de Serra do Capim e Rio Preto, em Volta do Pião. Com o crescimento populacional também nessas regiões mais afastadas do município, cresceu também o número de sepultamentos. Porém, não houve investimento em infraestrutura e pessoal. Recentemente, mostramos casos de grandes atrasos no triste momento de despedida porque não havia coveiros disponíveis em cemitérios do interior, sendo necessário deslocar funcionários do Carlinda Berlim para realizar essa função a muitos quilômetros de distância.

 

​

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE