Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura e Leão XIII buscam parceria para ampliar atendimento social

Unificação de setores pode ampliar número de serviços prestados ao teresopolitano em situação de vulnerabilidade social

 
Realizada nesta sexta-feira, 12, reunião entre os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, a coordenadora do SINE Teresópolis, Renata Telles, e a coordenadora da Fundação Leão XIII em Teresópolis, Fernanda de Oliveira. Em pauta, a busca de parceria entre os órgãos municipais e estadual para fortalecer a oferta de serviços socioassistenciais a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A sugestão é unir os serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, com os oferecidos pela Fundação Leão XIII. A proposta é que os atendimentos se complementem para aprimorar o atendimento das pessoas que mais precisam”, pontuou Valdeck Amaral.
Outra proposta avaliada é incluir a equipe da Fundação Leão XIII no programa Espaço do Empreendedor Itinerante, que desde agosto do ano passado leva diversos serviços públicos da Prefeitura de Teresópolis a moradores das áreas urbana e rural do município. Entre os atendimentos ofertados pelas secretarias de Trabalho, de Fazenda, de Desenvolvimento Social e da Ouvidoria Geral estão cadastro no banco de empregos do SINE, acesso a crédito (MEI), inscrição no Cadastro Único de programas sociais e capacitação profissional . “As ações itinerantes que já são realizadas terão mais serviços agregados. A proposta que surgiu nesse primeiro encontro é apresentar ao Prefeito Vinicius Claussen a possibilidade de a Gestão Municipal firmar um acordo de cooperação com a Fundação Leão XIII, que é vinculada à Casa Civil do Governo do Estado, oferecendo os serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade e de certidão de nascimento. A ideia é que, a partir de março, a sede da Fundação Leão XIII ofereça os atendimentos do Espaço do Empreended or Itinerante aos moradores dos bairros do entorno, como Alto e Beira Linha”, explicou Lucas Guimarães.
Com sede no bairro de Fátima, a Fundação Leão XIII disponibiliza, entre outros, isenção de taxa para requerimento de segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, de casamento e de óbito e o Vale Social, benefício pouco conhecido da população em vulnerabilidade social. “Nosso desejo é expandir esses recursos para a população vulnerável que ainda não conhece os seus direitos. O Vale Social garante a gratuidade de passagem de ônibus intermunicipais em transportes de concessão estadual e é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental e também a doentes crônicos em tratamento de saúde fora do município. Esta é a finalidade de fechar parcerias com as secretarias municipais: ampliar e fortalecer o atendimento e os serviços oferecidos a quem mais precisa”, concluiu Fernanda de Oliveira.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE