Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura diz que nova UPA será construída no bairro de São Pedro

Unidade de Pronto Atendimento vai substituir o posto Eitel Abdallah, o "Tirodor", que será transferido para o Cemusa

Nos últimos dias circularam nas redes sociais, principalmente Facebook e WhatsApp, vídeos de usuários do Eitel Abdallah, mais conhecido como “Tirodor”, afirmando que a unidade de saúde localizada ao lado do quartel do Tiro de Guerra, em São Pedro, deixará de funcionar a partir deste fim de semana. “Não podemos deixar fechar não. A população precisa disso aqui e o prefeito querendo fechar. Temos que pedir para não deixar fechar. Só com um não vai dar certo, a população precisa saber. Aí povão, dia 30 vão tentar fechar o Abdalah. Não podemos ficar somente na UPA”, relata uma mulher. “Agora o prefeito está a fim de fechar o Abdalah. A gente está sendo bem atendido graças a Deus, e como a população vai ficar? Vamos ter só UPA? A aqui está sempre vazio, tem ótimos funcionários, e o prefeito querendo tirar, fecha”, enfatizou outra internauta. Buscando esclarecer tal informação, entramos em contato com o governo municipal e, após aguardar dois dias pela resposta, evitando continuar a especulação sobre a situação, fomos informados, no final da tarde desta quarta-feira, o real motivo da mudança no atendimento no Eitel: De acordo com a Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado escolheram o local para cumprir a promessa de construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no município, feita em agosto passado. “A construção será em alvenaria e terá dois andares. O primeiro abrigará o pronto-atendimento 24 horas, com Clínica Médica, Pediatria e Odontologia. No segundo piso, funcionará um moderno Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, com realização de mamografia, endoscopia digestiva, ultrassonografia e colonoscopia”, informa o documento, sem precisar a data do início do serviço, que aconteceria ainda em 2019.
Ainda segundo o governo municipal, “somando mais de R$ 20 milhões em investimentos do Governo do Estado, a nova UPA substituirá a atual, localizada no bairro do Bom Retiro, que se tornará uma Clínica da Família após obras de adaptação. A clínica servirá principalmente ao Bairro de São Pedro e Centro, onde já havia plano para implantação de uma unidade”.
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. Eitel Abdallah funciona no complexo do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, desde 2009. Com o início das obras, o SPA será transferido para o Cemusa, no mesmo bairro, onde funcionava originalmente. A informação é que a mudança será comunicada à população com antecedência e a área de lazer da Vila Olímpica será reformada e ampliada. "Com a nova UPA e a clínica da família que será inaugurada no local da atual Unidade de Pronto Atendimento, vamos ampliar nossa capacidade de atendimento de 400 para 700 pacientes diários", explica o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

População questiona
Importante lembrar que a divulgação da informação sobre a possibilidade de construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento teve grande repercussão nas redes sociais de Teresópolis em agosto passado. Somente na página do jornal O Diário e Diário TV centenas de pessoas comentaram a situação. “Não era melhor fazer a que tem funcionar primeiro?”, frisou Joanna Silveira. “Ia falar justamente isso”, completou Alice Rosa. “Vamos lá prefeito, pega o dinheiro que você quer construir outra UPA e coloca nessa. Mais médicos, mais remédios, atendimento rápido. Aí sim você ganharia o respeito e os parabéns do povo de Teresópolis que sofre com a saúde pública”, comentou Leia Goncalves. “Seria sensacional. Uma UPA que funcione, com boa estrutura, equipe de excelência. Um sonho para todos nós”, destacou Sinha Maia.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE