Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Guapimirim realiza ações nas cachoeiras da Serra

- Fiscalização orienta banhistas sobre respeito ao meio ambiente e riscos como cabeças d´água

Começou neste fim de semana a Operação Verão nos pontos de banho mais visitados do município de Guapimirim. Mais de dez agentes entre civis, ambientais e da defesa civil distribuíram álcool em gel e orientaram os visitantes quanto a estacionamento, o que pode e o que não pode nas áreas de banho e garantiram a segurança e ordem na Barreira e no Garrafão, localizadas às margens da rodovia Rio-TeresópoLIS. O objetivo da Secretaria de Segurança e Ordem Pública é ampliar a operação para outros poços como na conhecida "Laje" e também Caneca Fina. A grande dificuldade da Secretaria está na falta de estrutura para ampliar a operação. A nova administração encontrou cinco motocicletas e quatro viaturas quebradas e em péssimas condições de reparo.

“Quero parabenizar toda a equipe da Guarda Civil, Ambiental e defesa Civil que iniciaram hoje a Operação Verão nas cachoeiras mais frequentadas da nossa cidade.Sabemos que nessa época do ano é difícil manter a ordem nesses locais, e os nossos bravos guerreiros atuaram de forma brilhante e garantiram a tranquilidade dos banhistas e moradores. Vamos trabalhar para ampliar essa operação. Não vamos medir esforços para isso. Nossa Secretaria de Segurança e Ordem Pública marcou mais um gol de placa”, divulgou a prefeita Marina Rocha em uma rede social.
Para quem vai para as cachoeiras, deve-se ter atenção redobrada com as trombas d´água. O primeiro sinal é o aparecimento de galhos e folhas na água, que começa a ficar suja. Outra dica é ficar de olho no alto da serra. Em caso de tempo nublado deve-se sair imediatamente da água, pois mesmo com sol, está provavelmente chovendo no alto, e a água se acumula vindo a correr em seguida com uma força insuportável, arrastando pedras e qualquer pessoa que esteja no caminho. Em qualquer sinal de perigo, o indicado é entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
 
Cuidados
É importante destacar alguns dos os cuidados que a pessoa deve ter ao frequentar esses locais: – Os ambientes naturais não têm salva-vidas, então reconhecer os pontos onde você pode se banhar de acordo com a sua habilidade na natação é fundamental; – Com o fundo formado por pedras e muitas vezes água escura, pode haver vários trechos com profundidade muito maior do que outros, evite sustos e desastres; – Muitas pedras são escorregadias; – Não mergulhe sem saber se há pedras no fundo dos poços, um choque de cabeça ou costas pode ser fatal; – Não deixe nenhum tipo de resíduo e leve apenas boas lembranças dos locais; – E, nesse período de pandemia do novo coronavírus, a dica é evitar locais com grande número de pessoas e aproveitar o dia somente com familiares.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE