Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Guapimirim inaugura primeira Moradia Assistida

Casa é direcionada às pessoas que perderam seus laços sociais e familiares

A Prefeitura de Guapimirim inaugurou, no último fim de semana, a primeira moradia assistida com cuidadores do estado do Rio de Janeiro. Idealizado pela Secretaria de Saúde, por meio de profissionais da Coordenação de Saúde Mental, o projeto visa devolver dignidade aos usuários. A inauguração só foi possível, através de uma parceria da Gestão Municipal e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que estão empenhados em melhorar a qualidade de vida, desenvolver a autonomia e promover reintegração ao meio social dos cinco usuários que passarão a habitar o local, a partir da próxima segunda-feira.
Pensada por Flaviane Babick, coordenadora de Saúde Mental, e Ana Cloe Marrelli, psicóloga atuante no CAPS, a moradia assistida atenderá a um perfil específico e estudado para o município. A casa é direcionada às pessoas que perderam seus laços sociais e familiares e sua cidadania no processo de adoecimento, encontrando nessa nova morada a possibilidade de restabelecer as conexões que foram perdidas. O local escolhido para sediar a Moradia Assistida é bem amplo e possui três quartos, três banheiros, sala, cozinha, área de serviço, varanda e horta, e tem capacidade para atender as necessidades cinco usuários.
Para Flaviane Babick, coordenadora de Saúde Mental do município, “esse é um dia de muita felicidade para nós da [Coordenação] Saúde Mental. É um marco para nossa cidade. Nessa unidade de saúde desenvolveremos atividades multidisciplinares, com foco na reintrodução dessas pessoas na sua vida cotidiana, estimulando habilidades pessoais e sociais, sempre respeitando a singularidade de cada um”. “O principal objetivo dessa moradia é trabalhar o conceito de autocuidado e de moradia, dando um lar para esses usuários. Nosso intuito também é mudar relação dessas pessoas com a sociedade”, afirmou a psicóloga Ana Cloe Marrelli.
De acordo com a Dr.ª Érika Puppim, representante do Ministério Público na 1ª Promotoria de Justiça de Guapimirim, o município apoiou a causa e abraçou o projeto, que teve um resultado positivo. “Estou muito feliz em ver a consolidação e acompanharei de perto. Podemos ver aqui, que o agente público está cumprindo e respeitando a lei”, afirmou a promotora.
Dr.ª Rafaela de Freitas, Juíza do Juizado Especial Adjunto Criminal e de Violência Doméstica, também esteve presente e afirmou da importância da humanização e sensibilidade no tratamento de pacientes de Saúde Mental. “Na Saúde Mental, temos profissionais qualificados e empenhados em humanizar os atendimentos. Além do tratamento, eles dão muito amor e carinho aos pacientes. Por isso, mesmo com todas as dificuldades e sendo um município pequeno, possuímos o segundo melhor serviço de Saúde Mental do Rio de Janeiro”, destacou Dr. Roberto Petto, secretário de Saúde.
Além disso, o secretário anunciou, com muito entusiasmo, a construção do primeiro Centro de Neuropsiquiatria Infantil da região, projeto de lei de Halter Pitter, presidente da Câmara Municipal, que será localizado ao lado da moradia assistida. “Nosso município está indo na contramão de tudo o que está acontecendo no Estado. Com gestão, estamos conseguindo obter resultados positivos e atender de forma humanizada a nossa população”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, que falou em nome do Poder Legislativo.
“Sempre digo que é muito importante humanizar o atendimento. E poder ver o que estamos fazendo aqui, em parceria com todas as esferas de poder é gratificante. Não estamos só entregando uma casa para essas pessoas, mas devolvendo a alegria de viver e construindo um lar”, pontou o Prefeito Zelito Tringuelê.
Dentre as autoridades que prestigiaram a inauguração da moradia assistida estavam: Cecília Pais, secretária de Educação; João Maurício Ferreira, secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda; André Luiz, secretário de Fazenda; Adib Fara Maluf, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, e Renato dos Santos, Chefe de Gabinete, além dos vereadores: Alex Leleco, Fabrício Aragão, Rosalvo Filho e Cláudio Vicente (Magal).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE