Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura de Guapimirim e Uerj promovem turismo rural

Parceria fortalece setor e garante emprego e renda para a população do município vizinho

Para incentivar o turismo rural em Guapimirim, a Prefeitura de Guapimirim e o campus Teresópolis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão promovendo, em parceria, oficinas de Desenvolvimento Turístico Integrado (DTI), com profissionais do setor. Na última oficina o roteiro escolhido teve passagem por três propriedades rurais, um alambique e a Casa do Artesão. As oficinas DTI são baseadas nos seis “V” (visitação, vivência, vendas, vínculo, veiculação e validação). Por meio dessas atividades, é possível acompanhar a evolução do planejamento turístico e definir prioridades e diretrizes para o setor. “O turismo rural é uma das áreas que recebe atenção por parte da administração municipal, pois, além de oferecer momentos divertidos e agradáveis, pode gerar emprego e renda para a população”, informou a prefeitura de Guapimirim através da Assessoria de Comunicação. As oficinas DTI são coordenadas pelo coordenador e professor de Turismo da Uerj, Rafael Fortunato.
TRILHA DOS CARVOEIROS – A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, resolveu revisitar parte de sua história, mais especificamente a Trilha dos Carvoeiros, entre abril e maio últimos. As Trilhas dos Carvoeiros estão localizadas no bairro Caneca Fina e foram usadas entre os séculos XVII e XX, durante a extração do carvão vegetal em Guapimirim. Quem guiou a equipe nesse passeio pelo tempo foi o senhor José Silas Santos, de 64 anos, filho de carvoeiro. Uma das trilhas está situada onde é atualmente o Condomínio do Parque da Serra da Caneca Fina.
Além do uso doméstico, o carvão vegetal era utilizado em fornalhas e caldeiras, fazendo com que as locomotivas funcionassem. A produção desse material causou impacto negativo ao meio ambiente, tendo em vista a derrubada de inúmeras árvores. “Em áreas rurais, normalmente a população usava a lenha in natura facilmente coletada e sem custos. Os próprios carvoeiros utilizavam a lenha para seus usos domésticos, pois o carvão vegetal tinha um custo razoável e as camadas sociais com rendas econômicas mais baixas não tinham recursos suficientes para custear o uso do carvão”, comentou a coordenadora do Patrimônio Cultural, Daniela Domeneghini.

Artesãos cadastrados
Ao menos 67 artesãos foram contemplados com a Carteira Nacional do Artesão, durante a entrega ocorrida, na tarde da última quinta-feira (26), no auditório da Prefeitura de Guapimirim. O evento foi promovido numa parceria entre as secretarias municipal e estadual de Turismo. “Desde 2015, durante o governo passado, que os artesãos estavam esperando a carteira. Felizmente, a parceria da atual gestão com o governo fluminense fez com que essa entrega se concretizasse. Essa carteira é um reconhecimento à sua dignidade e à sua profissão. Com isso poderá participar de feiras, emitir nota fiscal. Quando o artesão expor seu trabalho, estará levando o nome de Guapimirim dentro e fora do estado, quem sabe até no mundo”, comentou o secretário Municipal de Turismo, Humberto Costa. “Esse reconhecimento do governo federal e do governo estadual, e agora o Município apoiando a identidade de vocês, com a Carteira Nacional do Artesão, isso não tem preço”, disse a subscretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, ao incentivar os profissionais a apresentarem seus trabalhos.
Fizeram parte da mesa o secretário Municipal de Turismo, Humberto Costa, a subsecretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, o subsecretário Municipal de Turismo, Maurício Almeida, o chefe de Gabinete, Renato dos Santos, e os secretários Municipais de Cultura, professor Luís Cláudio, de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daniel Eugênio, e o de Assistência Social, Adib Maluf. No último dia 18 de abril, havia acontecido a etapa de comprovação das habilidades, por meio de teste prático, para que esses profissionais pudessem receber a carteira.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE