Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura busca solução para melhorar merenda escolar

Teresópolis recebe programa de fortalecimento da alimentação pela UNIRIO

Termina nesta sexta-feira (10), em Teresópolis, o assessoramento aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação para o fortalecimento da alimentação escolar. Este ano, 30 municípios, dos 92 do Estado do Rio de Janeiro, foram selecionados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber assessoramento dos Centros Colaboradores de Alimentação Escolar – CECANE. A missão é fortalecer ações que visem à implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos 92 municípios fluminenses, com a formação de pessoal e a elaboração de materiais de educação nutricional.
Ligados ao FNDE, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e UFF (Universidade Federal Fluminense), os Centros desenvolvem ações de pesquisa, ensino e extensão, no âmbito do PNAE. Dos 11 municípios que ficaram com o CECANE UNIRIO, Teresópolis foi o primeiro a ser agendado para atendimento. 
“Esta é mais uma importante ferramenta para auxiliar a Gestão Municipal a aprimorar o gerenciamento público do PNAE, com responsabilidade e seriedade, e valorizar as boas práticas na área de alimentação escolar. Nosso compromisso é prestar o melhor atendimento aos alunos da rede municipal de ensino”, avaliou Rosana Mendes, secretária municipal de Educação.
Seguindo um cronograma padrão, no primeiro dia foram reunidos os atores sociais envolvidos no programa, com a participação da Secretária de Educação, Rosana Mendes, dos nutricionistas do programa, do Conselho de Alimentação Escolar e da Agricultura Familiar, coordenadores pedagógicos e diretores escolares.
“Primeiro, conversamos para entender como o programa funciona no município. Depois, nos reunimos com cada um para a aplicação de um questionário, a fim de avaliar como está a sua execução”, relatou a nutricionista Simone Souza dos Santos, agente do PNAE pelo CECANE UNIRIO. “Nosso objetivo é assessorar e dar apoio para que o programa venha a ser executado da melhor forma possível”, acrescentou a contadora Inácia Neuma de Farias, também agente do PNAE pelo CECANE UNIRIO.
Esclarecimentos sobre processos licitatórios e de chamamento público da agricultura familiar para compra da merenda escolar também fazem parte do programa, caso o município tenha alguma dificuldade.

Cronograma
Na segunda (6), pela manhã, foi realizado encontro com todos os atores envolvidos na alimentação escolar e, às tarde, com os nutricionistas da rede, responsáveis técnicos pelo programa. Na terça-feira (7), aconteceu um encontro com os agricultores familiares e integrantes do Conselho de Alimentação Escolar. Quarta-feira (8) foram feitas visitas a escolas municipais. Nesta quinta (9), foi visitada uma escola estadual. Na sexta (10), haverá uma formação, com Teresópolis e municípios vizinhos. 

Em 2018 a Prefeitura confirmou em nota oficial problemas com as merenda “A Secretaria Municipal de Educação informa que a falta e o atraso na entrega de alguns gêneros na merenda escolar começou no mês de fevereiro de 2018. Agravou-se a partir de abril, com o não pagamento da empresa que presta este serviço. A Gestão Vinícius Claussen, que se iniciou no dia 04 de julho, está se empenhando para realizar o pagamento dos valores em atraso. Apesar de a situação ainda não ser a ideal, em nenhum momento a merenda deixou de ser servida nas escolas e creches dentro do que estabelece o cardápio nutricional. E desde o retorno das aulas, no dia 30 de julho, a situação da alimentação escolar nas unidades municipais vem se normalizando. A expectativa é que, com aquisição de R$ 325.000,00 (trezentos e vinte e cinco mil reais) em produtos da Agricultura Familiar, haja significativa melhora na qualidade das refeições servidas aos alunos da rede municipal de ensino. A Chamada Pública para a compra dos alimentos acontece no próximo dia 29 de agosto”, explica nota do Facebook. Este ano as reclamações continuam

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

Funcionários do Sicredi em Teresópolis falam sobre os diferenciais da cooperativa

Mudanças no trânsito de Teresópolis para evento no bairro do Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE