Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeito sanciona 11 de janeiro feriado em Teresópolis

Data será em memória às vítimas da tragédia de 2011, que ocorreu num dia 12, dez anos atrás

Wanderley Peres
  
  O DO desta segunda-feira, 28, trouxe a sanção de curiosa lei municipal, que transforma o dia 11 de janeiro em feriado municipal, data em memória da tragédia de 12 de janeiro de 2011, quando deverão ocorrer atividades em lembrança da data. Segundo os dicionários, feriado é data em que há cessação de trabalho, em que se descansa. É dia santo, de folga e descanso, de desocupação, féria, inação, lazer e licença.
  
  São três os feriados municipais: 13 de junho, esse ano um domingo,  Santo Antônio; 06 de julho,  terça-feira,  Aniversário do município e, 15 de outubro,  sexta-feira, Santa Tereza. Se 11 de janeiro for feriado, ano que vem, mesmo que a data não atinja o comércio, atingindo os órgãos públicos municipais apenas, a prefeitura teria um feriadão porque 11 de janeiro será uma terça-feira e segunda pode até virar ponto facultativo.
  
  Sempre que tem oportunidade, alegando vício de iniciativa, especialmente, o prefeito vem vetando boas leis aprovadas pela Câmara de Vereadores. Por prazer e arrogância, parece, veta até “leis autorizativas”, aquelas que não servem de nada, e que não faz diferença alguma se estão em vigor ou não, como ocorreu recentemente, quando vetou lei municipal aprovada por unanimidade permitindo a administração municipal isentar de taxas de sepultamento as vítimas de Covid, e até se justifica a isenção porque boa parte das mortes ocorreram justamente pela ineficiência da prefeitura no combate à pandemia – por esse motivo, e não outro, é que Teresópolis é o quinto colocado em número de casos de Covid-19 e o décimo em casos de mortes. Considerando que o município é o 18.o em população, esses índices são extremamente desfavoráveis e só confirmam a incapacidade administrativa.

Enquanto veta leis autorizativas, agora, em vez de corrigir lei equivocada que partiu do Legislativo, que tornou feriado o dia 11 de janeiro, Vinicius Claussen aprovou a iniciativa, e sancionou a lei, que não se entende como vai ser cumprida já que não há datas vagas para feriado no município, que já tem dois santos padroeiros e teria até de reduzir um feriado nacional para fechar a conta.

  Não bastasse essa dúvida, para piorar, o novo feriado aprovado pelo prefeito, “em memória às vítimas de uma das maiores catástrofes climáticas ocorridas no Brasil”, não ocorreu no dia 11 de janeiro e sim no dia 12. Embora a chuva tenha começado por volta das 22h do dia 11, as primeiras barreiras e alagamentos só ocorreram pela 2h da manhã, do dia 12 de janeiro, dia correto a ser lembrado.

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE