Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeito muda Lei Orgânica para não se enrolar com show no Pedrão

Vinicius alega inconstitucionalidade em apreciação dos vereadores para processos de cessão de uso de bens públicos

Anderson Duarte

O recente caso da autorização dada através de decreto para a utilização do ginásio do Pedrão para um show do cantor Lulu Santos sem a devida apreciação por parte dos edis para tal provocou muitas reações pelas redes sociais, escritórios de advocacia, mas principalmente na própria Casa Legislativa. Em seu decreto, o prefeito alega que a Câmara de Vereadores estaria em recesso, e por conta disso não teria sido enviado a mesma o contrato de cessão do espaço público. Acontece que, mesmo em recesso de início de ano, o legislativo dispõe de sua Comissão de Recesso, formada pelo Presidente da Mesa Diretora, Pedro Gil e os companheiros de plenário Tenente Jaime e Dudu do Resgate, mais os vereadores Leleco e Dr. Amorim. Como ganhou muita importância e rumores de processos, ações civis públicas e outras medidas começaram a despontar, a defesa do prefeito, imediatamente iniciou uma ação de inconstitucionalidade da Lei Orgânica de nosso município para reverter essa exigência que vigora desde 1990, quando a Lei Orgânica Municipal foi aprovada. Segundo a competente assessoria do Executivo, essa é uma atribuição apenas do próprio, não sendo necessário passar pelo Legislativo tais relações entre o Poder Público e particulares.

Independente do resultado da ação, que tramita desde esta segunda-feira, 28, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com pedido de medida cautelar, o prefeito Vinícius Claussen deve responder ainda por questionamentos legais em relação ao caso, ainda que uma das ações pretendidas na ação seja o reconhecimento de efeito ‘ex-tunc’, ou seja, retroativo, em clara resposta ao problema levantado pela cessão via decreto, como denunciado na edição do último sábado pela coluna Wanderley, no jornal O DIÁRIO. O pedido questiona a constitucionalidade de dois dispositivos de nossa legislação municipal, o Artigo 61, que diz que: “Compete ao Prefeito, entre outras atribuições:… VIII – permitir ou autorizar o uso de bens municipais, por terceiros, ouvida a Câmara Municipal”; e o Artigo 96, que expressa: “O uso de bens do Município, por terceiros, só poderá ser concretizado, mediante cessão de uso, concessão ou permissão a título precário e por tempo determinado, conforme autorização do legislativo”, diz nossa lei.

Pedrão vem recebendo eventos de empresa particular do município de Duque de Caxias, Prefeitura não informa valor de aluguel ou pagamento de custos para funcionamento do ginásio público

Diz a justificativa do decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 29: “CONSIDERANDO que possui a prerrogativa de determinar a não aplicação de leis que considere manifestamente inconstitucionais, nos auspícios do art. 23, inciso I c/c art. 84 incisos VI e XXVII ambos da Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988; CONSIDERANDO a decisão do Supremo Tribunal Federal — STF na ADI MC n° 221 /DF de 20/03/1990. que autoriza o exercício da prerrogativa de não aplicação de leis que o Executivo considere manifestamente inconstitucionais; CONSIDERANDO a decisão do Superior Tribunal de Justiça — STJ nos autos do Resp. n° 23121/GO de 08/11/1993, que entendeu ser dever do Poder Executivo negar a execução de lei que lhe pareça inconstitucional; CONSIDERANDO a mais excelsa doutrina carreada pelo Ministro Luís Roberto Barroso, pelo Professor J. J. Gomes Canotilho, pelo Procurador do Estado Gustavo Binembom e outros, que defende o direito a negar a execução de norma manifestamente inconstitucional: CONSIDERANDO o Parecer n° 01/2011 da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro. no sentido de permitir a não execução de norma que o Poder Executivo entenda como inconstitucional; CONSIDERANDO os mencionados artigos ferem o art. 2° da Constituição da República Federativa do Brasil e o art. 7° da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, que dispõem sobre o principio fundamental da independência e harmonia dos poderes: CONSIDERANDO que foi distribuída ação de Representação de Inconstitucionalidade, autuada sob o número de processo 0003499-26.2019.8.19.000. atacando os artigos mencionados na epígrafe, DECRETA: Art. 1° Todos os Órgãos da Administração Pública Municipal, direta e indireta, devem deixar de executar a norma contida no inciso VIII do art. 61 e no art. 96. ambos da Lei Orgânica Municipal. Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação”.

Feito providencialmente para reparar impropriedade administrativa, Decreto que tira poder de fiscalização da câmara é baseado em pedido do prefeito ao Tribunal de Justiça.

Segundo nossa legislação, algumas hipóteses em que particulares podem usufruir privativamente de certo bem público mediante remuneração são admitidas. De acordo com a norma legal, todos os bens públicos devem ser utilizados para o seu fim último como regra geral, assim como os bens de uso especial devem ser utilizados para desenvolver a finalidade para a qual se destinam. Seria mais ou menos como se uma escola só devesse ser utilizada para a prestação de serviço educacional, afinal de contas, ela foi construída com recursos públicos apenas para esta finalidade. Assim, de acordo com a lógica da lei, se as atividades desenvolvidas nesses bens são exatamente aquelas para as quais eles existem, e atendendo assim à população, não existe necessidade de autorização para a utilização desses bens pelos particulares. Entretanto, quando essa finalidade é diferente de seu gênesis, nosso legislador encontrou na figura do instituto da “autorização de uso de bem público” uma saída para esse imbróglio.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE